Vírus mobile – Cuidado!

Virus Mobile 2Uma pesquisa, realizada pelo Laboratório Independente AV-Comparatives durante seis meses, a respeito de downloads de apps chegou a uma conclusão que deve deixar todos de olhos bem abertos: Nas lojas virtuais de aplicativos, existem cerca de 7 mil malwares que podem infectar seu aparelho.

Grande parte desses apps com vírus e comportamentos maliciosos, são provenientes de “lojas alternativas” e não oficiais como o Google Play e a Apple Store  e de acordo com a pesquisa, esses malwares possuem o Android como alvo principal.

A boa notícia para nós é que a maior parte dessas lojas alternativas se concentra no mercado chinês onde o Google Play é inacessível – houve em uma só loja cerca 1.600 apps infectados.

Por isso a importância – e isto vale até para qualquer tipo de download – de se baixar arquivos somente de lojas confiáveis. Mesmo assim, todo cuidado é pouco, para evitar qualquer problema é preciso ser criterioso no momento de se fazer o download.

Por fim, algumas empresas oferecem softwares e antivírus que avisam caso exista algum tipo de risco especialmente para serem instalados em smartphones, reforçando ainda mais a segurança.

 

 

Equipe Appta