Tendências do Marketing Digital em 2021
Para ajudar a entender o que esperar do ramo do Marketing Digital, a Deloitte, uma empresa dos EUA, desenvolveu o estudo global “2021 Global Marketing Trends”, com sete tendências para construir conexões que impulsionam o crescimento dos negócios em um 2021 sem precedentes. A pesquisa foi desenvolvida com o feedback coletado durante a pandemia com consumidores. Confira:
– AGILIDADE
De acordo com a pesquisa, este é o momento ideal para o investimento em ferramentas digitais que sejam relevantes para cada negócio. A pesquisa mostra que 66% dos entrevistados perceberam a rapidez das marcas em se adaptarem rapidamente às novas necessidades, principalmente em tecnologias. Ou seja, é preciso pensar em estratégias tanto fora, quanto dentro das empresas para uma gestão ágil, ações mais eficientes e adaptáveis às mudanças do mercado.
– EXPERIÊNCIA HUMANA
Cada vez mais a tecnologia vem ganhando seu espaço na vida dos consumidores. Comprar pela internet ficou muito mais fácil. Porém, muitos ainda prezam pela conexão humana, principalmente após os acontecimentos de 2020. Portanto, pense na experiência que seu cliente terá. As relações interpessoais importam. Direcione a mentalidade da sua empresa sobre o tempo de criação de produtos e serviços, pautando a eficiência e potencialização da conexão humana.
– PROPÓSITO
Empresas com objetivos não atraem apenas mais atenção, mas também estimulam a ação do consumidor. Os propósitos de cada negócio, fazem com que as pessoas sigam um caminho melhor, transforma decisões difíceis em simples. Alguns concordaram que tais propósitos fez com que a percepção sobre a marca mudasse positivamente.
– CONFIANÇA
As marcas precisam olhar para o que seus clientes valorizam, garantindo assim que os compromissos estejam em sincronia com a necessidade de cada pessoa. É preciso alinhar a operação com as ofertas e cumprir os prazos de entrega, resultando em mais confiança na relação entre marca e consumidor.
– PARTICIPAÇÃO
Estratégias bem elaboradas para um engajamento com base na participação ativa do cliente em seus diversos canais de relacionamento é o foco deste novo momento. O envolvimento do cliente se torna uma rua de duas vias, onde cada cliente participa dessa jornada de crescimento e aprendizado junto com a marca. Alguns se tornam verdadeiros embaixadores, influenciadores e até colaboradores.
– FUSÃO
Parceria entre empresas e até mesmo setores, fazem com que os consumidores tenham um olhar diferente para as marcas, principalmente quando trazem benefícios, com experiências inovadoras.
– TALENTOS
À medida que o cenário de marketing passa por rápidas mudanças, os modelos de talentos devem evoluir ao mesmo tempo que a área se posiciona como um diferencial competitivo.