Posicionamento de marca no ambiente digital: qual é a sua importância?

Como o seu negócio é visto pelo mercado aqui no digital? E pelo seu cliente? Essa percepção pode e deve ser trabalhada através do posicionamento de marca no ambiente digital. Afinal, saber o que é o seu negócio e como ele deseja ser identificado pelo mundo exterior é muito importante. E já faz algum tempo que essa imagem também precisa ser construída na Internet. Isso acontece porque o brasileiro está cada vez mais conectado.

Segundo pesquisa feita em 2019 pelo TIC Domicilio70% da população brasileira já utiliza a Internet, seja por computadores, SmartTV ou dispositivos móveis. Por isso, estar bem posicionado online é apostar no crescimento da empresa, na competitividade dentro do seu nicho de atuação e no engajamento com o seu público-alvo. 

Neste artigo nós vamos te contar sobre a importância do posicionamento de marca no ambiente digital e como o Marketing Digital pode ajudar nesse ponto.

Vamos lá?

O que é posicionamento de marca?

Antes de qualquer coisa, nós precisamos explicar o que é o posicionamento de marca. Ele é basicamente a forma como a sua empresa quer ser vista e reconhecida pelo seu público-alvo. Essa imagem é construída através de algumas estratégias como a segmentação do público, a definição dos principais diferenciais do seu negócio, o seu território de atuação etc. Para que esse processo ocorra da melhor forma, você pode responder algumas perguntinhas básicas, como: 

  1. Quem é a minha persona? 
  2. Quais são as dores que a minha marca pode resolver?
  3. E os prazeres ela pode proporcionar? 
  4. Como destacar os diferenciais do meu negócio em relação à concorrência?
  5. Como eu desejo que o mundo veja a minha empresa? 

Quer saber como montar a Buyer Persona da sua empresa? Confira o nosso e-book “Marketing Digital: possibilidades e oportunidades”

Saiba mais: Buyer Persona e Brand Persona: o que é isso?

Depois de encontrar essas respostas, vai ficar muito mais fácil definir quem é de fato a sua empresa e como você gostaria que ela se posicionasse. Mas, além do que já falamos aqui, qual é a importância do posicionamento de marca? Separamos alguns pontos importantes, olha só: 

Necessidade do público

O posicionamento de marca ajuda a identificar qual é a real necessidade do público que segue, consome e acredita no seu negócio. Dessa forma, as ações de comunicação podem ser feitas de maneira mais assertiva.

Vencer a concorrência

Não importa qual é o seu segmento: com certeza a sua marca tem algum concorrente que briga ombro a ombro pelo seu consumidor. Por isso, o posicionamento de marca é ótimo para entrar nessa batalha pelo público e, claro, vencê-la! 

Redes sociais 

Não estar na Internet e nas redes sociais é perder clientes, oportunidades e a chance de posicionar a sua marca. Isso porque são nelas que boa parte das interações são feitas, e um negócio com cara, jeito, voz e identidade muito bem definidos gera engajamento entre os seguidores e compradores. 

O Marketing Digital e o posicionamento de marca no ambiente digital

Como falamos até aqui, o posicionamento de marca é importante para mostrar quem você é para o mundo. E uma das maneiras para construir e consolidar a imagem na Internet é através do Marketing Digital. Afinal, em um projeto é possível apostar em várias estratégias para fortalecer o relacionamento com o público-alvo e a percepção dele sobre a sua empresa. Ou seja, o Marketing Digital aliado ao posicionamento de marca auxilia na fixação do seu negócio.

Além disso, essas técnicas são importantes para construir a autoridade da sua empresa dentro do seu nicho de atuação. Em conjunto com o posicionamento de marca, o Marketing Digital permite que um negócio conquiste o seu lugar ao sol educando o seu cliente e fazendo com que sua marca saia na frente quando o tema for autoridade em determinado assunto. Isso é feito através do Marketing de Conteúdo, por exemplo. 

 

⇨ Para saber mais sobre essa metodologia, leia o nosso artigo “Já pensou em investir em Marketing de Conteúdo?”

É educando a sua audiência que você vira referência e, desse modo, rapidamente torna-se uma presença constante na vida do seu público-alvo. Isso quer dizer que a sua marca vai ser a primeira a surgir na cabeça do consumidor quando o assunto for o nicho no qual você está inserido. Isso vale para quando o público tem alguma dúvida, precisa resolver um problema, encontrar alguma solução etc.

Aposto que você também tem alguma empresa que é a sua referência em determinados assuntos, certo? Isso acontece porque, com certeza, ela apostou em um posicionamento forte, conciso e feito com muito profissionalismo para tornar-se referência!  

Portanto, quando unimos posicionamento de marca e Marketing Digital trabalhamos para construir uma reputação forte e confiável para uma empresa.

Aliás, e a sua marca? Como ela está posicionada no digital?

Se precisar, conte conosco! 

Entre em contato com a gente e transforme o seu negócio agora!