Online ou offline: qual é o perfil do consumidor brasileiro?
Online ou offline? Qual é o perfil do consumidor brasileiro? Aposto que essas duas perguntas já passaram pela sua cabeça. E elas são muito válidas e pertinentes, ainda mais quando levamos em conta o crescimento do comércio digital no país. Aliás, é importante destacar que nós somos um dos líderes em venda online na América Latina. Mas esse crescimento também influencia nas compras físicas.
Assim sendo, fica aquela dúvida: online e offline podem andar juntos? É isso que vamos contar nesse artigo.
Vem com a gente e boa leitura.
Compras online ou offline
Datas sazonais e comemorativas como o Dia das Mães, a Black Friday e o Natal são ótimos termômetros para o varejo brasileiro. Elas conseguem rastrear desde o valor que se espera gastar em cada compra até em como estas transações serão feitas. O resultado dessas análises é a percepção da mudança no perfil do consumidor brasileiro. Hoje as compras online estão crescendo vertiginosamente e mais da metade das pessoas já fazem suas aquisições de forma digital. Mas e as compras físicas? Elas estão perdendo lugar?
Não, não estão. Pelo contrário. Na verdade, está ocorrendo uma modificação bastante interessante e cheia de oportunidades: a junção do online e do offline, criando uma multicanalidade.
Mas o que é isso e como acontece?
Multicanalidade, omnichannel e O2O
Como falamos no início deste artigo, o Brasil é um dos campões de vendas online e o segmento não para de crescer. Porém, mesmo neste panorama, as transações offline nas lojas físicas também estão subindo.
Para entender essa situação precisamos primeiro compreender o que é multicanalidade, omnichannel e O2O.
Multicanalidade e omnichannel
Quando falamos em multicanalidade também estamos falando de omnichannel. Isso porque, apesar de nomes distintos – omni quer dizer “um”, “único” e channel é “canal” -, as duas estratégias caminham juntas. Como assim?
Bom, chamamos de multicanalidade quando fazemos, por exemplo, uma compra online, porém o produto é retirado na loja física. Já o omnichannel é uma estratégia que faz o uso interligado e simultâneo de diferentes canais para diminuir a distância entre online e offline.
Dessa maneira, a experiência do cliente fica ainda mais completa e aprimorada. O bacana dessa metodologia é a convergência entre os dois ambientes. É aí que entra o O2O.
Online-to-offline (O2O)
Se antigamente o consumidor usava a internet para comprar ou conhecer lojas virtuais, agora as coisas estão mudando. O O2O tem por objetivo mesclar duas realidades: o online e offline. A ideia é trazer o consumidor do ambiente digital para as lojas físicas e vice-e-versa.
Como fazer isso acontecer? Com bom planejamento para ambos os canais, ou seja, utilizando as estratégias de omnichannel para unificar canais e métodos.
Resumidamente uma campanha focada em O2O integra plataformas utilizando o omnichannel e, com a ajuda da multicanalidade, engaja e fideliza o público. Desse jeito uma loja passa a ser referência tanto no online quanto no offline.
A interação é feita na loja física e também nos sites, redes sociais e todo o ambiente digital.
Mas como isso tem afetado o consumidor brasileiro?
O consumidor brasileiro não realiza apenas compras no ambiente digital. Ele também pesquisa, conhece e compara valores e vantagens. Muitas vezes, como resultado, vai até a loja física para ver o produto, adquiri-lo ou até mesmo negociar preço.
Além disso, o consumidor brasileiro também está optando por compras online, mas com retiradas nas lojas. Desse jeito, é possível economizar com o frete já que a entrega na loja costuma ser gratuita.
O resultado disso tudo? A integração dos canais e o fim do dilema online ou offline!
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