O que é SMO? Saiba tudo sobre essa estratégia de marketing

O Social Media Optimization (SMO) é uma estratégia de marketing voltada para a otimização do conteúdo veiculado nas mídias sociais.

Nos últimos anos, o Search Engine Optimization (SEO) tem sido muito falado e utilizado no Marketing Digital. No entanto, além de otimizar o conteúdo do seu site para que ele desempenhe organicamente nos mecanismos de busca, é válido potencializar também o conteúdo veiculado nas mídias sociais, por meio de estratégias de Social Media Optimization (SMO).

O que é SMO?

O SMO é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo posicionar perfis nos mecanismos de busca e gerar tráfego, por meio de conteúdos otimizados nas mídias sociais. O SMO é o SEO das mídias sociais, tanto que o Google adaptou o seu algoritmo e agora o engajamento das páginas tornou-se um dos fatores de ranqueamento no motor de busca mais utilizado do Brasil.

Embora um bom engajamento nas mídias sociais não garanta – por si só – as primeiras posições no Google, tal engajamento pode ser extremamente útil quando aliado às estratégias de otimização de site. Portanto, SMO e SEO são complementares.

No SMO, o conteúdo das mídias sociais (Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn etc) deve estar alinhado com o do site, seguindo assim uma linha editorial. Ao produzir um conteúdo relevante para o seu público-alvo, as chances dos possíveis clientes chegarem organicamente até você aumentam, reduzindo assim os seus custos de aquisição de leads, clientes etc.

Faça SMO em 4 passos

1 – “Conteúdo é Rei”

Produza conteúdo autêntico, compartilhável e em diferentes formatos – não esquecendo de distribuí-lo em diversos canais. Além disso, crie mecanismos para tornar o compartilhamento do seu conteúdo algo mais fácil e espontâneo. Afinal, o objetivo do SMO é estimular a audiência a interagir e, consequentemente, criar evangelizadores da sua marca.

2 – Pense na sua audiência

Analise a sua audiência e poste nas mídias sociais na frequência, dia e horário adequados para ela. 

3 – Integre seu Marketing Digital

Incorpore suas mídias sociais em seu site e vice-versa. Vá além do famoso “link na bio” e proporcione uma integração entre todos os canais que você usa. Dessa forma, você vai gerar um tráfego extremamente qualificado e possivelmente mais alinhado com os objetivos do seu negócio.

4 – Atualize e compartilhe conteúdo

Atualize e reutilize seus conteúdos, acrescentando novas informações e mídias. Além disso, compartilhe conteúdos virais do seu blog nas mídias sociais (Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn etc).

O crescimento das mídias e redes sociais as tornaram indispensáveis para muitos negócios. Com isso, estratégias de SMO são válidas para você explorar a sua presença online ao máximo e se destacar. Quer ajuda com essa e outras estratégias de marketing digital? Fale conosco!