O que é Marketing 5.0 e como aplicá-lo?

Para entendermos melhor sobre o conceito de Marketing 5.0, é preciso avaliar o comportamento do consumidor desta nova fase. A relação com vendedores/marcas mudou muito ao longo dos últimos anos, principalmente devido aos avanços da tecnologia. Hoje, temos pessoas mais antenadas e com acesso à mais informações a qualquer hora e momento. Portanto, é preciso pensar na forma de abordagem com o seu público e também como o seu produto está sendo ofertado.

O consumidor 5.0 busca uma liberdade de consumo, ou seja, não quer mais enfrentar filas e filas em uma loja física quando percebe que através do smartphone, tablets, pode comprar o produto que quiser dando apenas um clique.

Isso acontece por conta do avanço do e-commerce e também pela potência das redes sociais, que cada vez mais se reinventa em prol da satisfação do cliente.

Além disso, temos um consumidor mais ativo e participativo nas redes. Hoje, antes da decisão de compra, busca por informações detalhadas sobre o produto/serviço e também por opiniões de terceiros, como influenciadores digitais.

Uma forte característica desse consumidor é a importância da marca está relacionada à alguma causa justa, com o valor dela e o que representa. Por isso, ele prioriza ainda mais por uma relação emocional entre ambos. É o que podemos chamar de “love branding”, ou seja, amor à marca, aquela que se torna essencial na vida do consumidor, como Apple, Marvel, entre outras.

Por ter essa busca de uma relação mais amigável, levando pelo lado emocional, ele se torna um cliente fiel e, por isso, se transforma em um divulgador, defendendo a marca quando é atacada e influenciando outras pessoas ao seu redor.

Como aplicar o Marketing 5.0?

As estratégias de marketing devem ser cada vez mais digitais, pois com elas é possível fazer e apresentar ao anunciante dados relevantes, identificar o público-alvo, segmentar a campanha e ainda mensurar seus resultados. Já no marketing tradicional, isso é mais complexo. Por exemplo, em uma propaganda de TV, é difícil mensurar quantas pessoas viram o seu anúncio e quantas delas realizaram a compra só pelo de fato de terem visto a publicidade. Entretanto, na internet, todo o caminho realizado pelo consumidor é rastreável, o que chamamos de jornada de compra. Desde o primeiro contato com a empresa até a compra, todos os dados ficam registrados.

Para conquistar o consumidor, a empresa precisa se conectar e criar laços com o seu público. Por isso, devem implementar estratégias que garantam a satisfação de cada um deles e que também possam atingir o lado emocional, provocar memórias afetivas, ou seja, estratégias baseadas na melhor experiência que ele possa ter.

A evolução do Marketing – do 1.0 ao 5.0

Philip Kotler, explica que “marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles de modo que beneficie a organização e seu público interessado” (KOTLER, 2007, p. 21).

De acordo com a teoria do autor, a definição do marketing vai se atualizando de acordo com as mudanças do mercado e também com o comportamento do público. Conforme o tempo passa, as necessidades dos consumidores se alteram e, com elas, as exigências também. Do 3.0 para o 4.0 o salto foi muito rápido. Em seu livro, Kotler explica o porquê desse fato. Ele diz que “o marketing deve se adaptar à natureza mutável dos caminhos do consumidor na economia digital. O papel dos profissionais de marketing é guiar os clientes por sua jornada desde o estágio de assimilação até se tornarem advogados (defensores ou embaixadores) da marca”, (KOTLER, Philip. KARTAJAYA Hermawan. SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. Rio de Janeiro, 2017).

Do 4.0 para o 5.0 a mudança foi mais rápida ainda em relação ao anterior. Fato que se deu por conta dos avanços da tecnologia, mas também, principalmente, pela pandemia que vivemos.

Isso nos leva a uma reflexão de ‘’quando virá o 6.0’’ ?!

  • 1.0Focado no produto; relacionamento vertical e unilateral no qual a empresa define o que vender.
  • 2.0 – Centrado no consumidor; estudo sobre as necessidades dos clientes; maior interação; busca atingir a satisfação.
  • 3.0 – Foco no ser humano; produtos/serviços que reflitam os valores de cada um.
  • 4.0 – Dedicado aos sentimentos humanos; interação on-line e off-line entre empresas e consumidores.

Se você gostou deste artigo e quer investir nas redes sociais, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer atendê-lo!