O posicionamento da sua empresa refletido nos seus resultados
Não alcançar o resultado esperado com o Marketing Digital é uma situação que acaba desmotivando muitos empreendedores. Isso pode acontecer por uma série de motivos, um deles é a forma como a empresa está posicionada.
Conhecer para colocar em prática é uma regra que se aplica à maior parte das estratégias e que também deve ser levada em conta no que diz respeito aos resultados que você pretende alcançar para o seu negócio. É preciso saber bem quais são os seus objetivos para definir de maneira clara as estratégias e ferramentas que vão te ajudar a chegar até ele.
As consequências negativas de um Marketing Digital “às cegas” se resumem a estas situações que ninguém quer, e que influenciam diretamente na falta de retorno do investimento:
- Consumidores com uma imagem confusa da empresa, sem entender o que de fato ela oferece e representa
- Consumidores inseguros que não compram a ideia e a confiabilidade da marca
- Uma empresa posicionada em um mercado que não condiz com o que ela oferece. Neste caso, pode até haver procura, mas normalmente é de um público que não conclui uma compra ou a contratação de um serviço porque não é de fato atendido por ele.
Mas para que a empresa esteja bem posicionada nas campanhas de Marketing Digital é preciso passar um checklist em 03 questões básicas e se certificar de que elas estão alinhadas com o seu projeto:
1 – Suas metas
As metas de uma empresa podem variar. Por isso insistimos tanto em dizer que fazer um planejamento estratégico contínuo é MUITO importante. Em um mês uma empresa pode precisar vender um produto X e no mês seguinte ter maior necessidade de se dedicar às vendas de um produto Y. Ter consciência dessa variação e saber acompanhar esse fluxo interfere mais do que você imagina no resultado final de uma campanha de Marketing Digital. Portanto, antes de pensar em qualquer ação, esteja convicto de onde exatamente você espera que ela te leve. Afinal, só é possível chegar a um destino se você sabe, pelo menos, o endereço.
2 – Seu público
Um erro muito comum cometido pelas empresas no ambiente digital é o de atirar para todos os lados. De que adianta uma empresa que vende produtos infantis, por exemplo, entregando conteúdos e anúncios para pessoas que não têm nenhuma criança na família? Quais são as chances de conversão, neste caso?
Depois de definir bem suas metas e o que você pretende alcançar com as suas campanhas, é hora de saber dizer na ponta da língua quem é o público que você pretende atingir. Saber com quem você conversa, quais são os hábitos, as preferências e o comportamento de compra dos seus clientes em potencial é esclarecedor para definir a melhor estratégia a ser seguida.
3 – Como?
Tendo definido as metas e conhecendo melhor seu público, chega o momento de escolher de que formas você pretende colocar seus projetos em prática. Já sabendo bem sobre o comportamento do seu potencial cliente, busque as ferramentas mais eficazes para chegar até ele. De preferência analisando e conhecendo cada uma delas, para não dar tiro no escuro.
Vale ressaltar que as equipes de gestão devem estar alinhadas com a equipe de Marketing. Dessa forma e com um time especializado em digital, os resultados são reais e o investimento vale a pena.