Marketing Médico sem selfies e “antes e depois” – E agora?
A nova resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), sobre a Publicidade Médica, criou regras mais rígidas para os médicos na hora de fazer o seu marketing. Veja a resolução CFM nº 2.126/2015.
Dois dos pontos mais debatidos, depois da publicação da nova norma, foram:
- A proibição de selfies, imagens e/ou áudios que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal.
- E o ponto que é vedado ao médico e aos estabelecimentos de assistência médica a publicação de imagens do “antes e depois” de procedimentos.
Veja outros pontos que foram abordados:
- É vedado ao médico participar de anúncios de empresas comerciais ou de seus produto.
- É vedado ao médico fazer propaganda de método ou técnica não reconhecida pelo CFM como válido para a prática médica.
- As mídias sociais dos médicos e dos estabelecimentos assistenciais em Medicina deverão obedecer à lei, às resoluções normativas e ao Manual da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame).
O fato é que, apesar de muitos médicos e profissionais da saúde, não concordarem com a proibição das selfies e do “antes e depois”, agora não se pode utilizar mais este tipo de postagem.
Mas e agora? Eu não posso realizar o marketing do meu consultório ou da minha clínica?
Calma… o Marketing Médico é muito mais do que selfies e “antes e depois”.
Marketing Médico realizado de maneira ética e profissional tem objetivos, estratégias e ações muito bem desenhadas para garantir um resultado de curto, médio e longo prazo para você.
Veja alguns pontos onde o marketing médico pode e deve ser trabalhado.
- Contato inicial
O paciente tem o primeiro contato com o nome do médico ou da clínica.
Este primeiro contato pode ser por meio de indicação, por divulgação offline (TV, jornais e revistas) ou por divulgação online (sites, mídia social, google). - Confiança
O paciente pesquisa e busca informações sobre o médico ou a clínica para saber mais sobre o seu trabalho. Se as informações que ele receber, sejam por algum conhecido ou por outras fontes, forem boas, ele passa a confiar neste profissional e então resolve agendar uma consulta. - Agendamento
O paciente entra em contato para agendar um atendimento com o médico, neste momento ele provavelmente irá falar ao telefone com uma secretária, que deve estar orientada para oferecer um bom atendimento inicial. - Ambiente
Feito o agendamento o paciente irá até o consultório ou clínica do médico. Nesse momento ele tem contato com todo o ambiente ao seu redor. Que inclui o imóvel, a infraestrutura, o espaço interno, os móveis, as tecnologias disponíveis e um dos pontos mais importantes, a sala de espera ou recepção. - Colaboradores
O paciente tem contato com os colaboradores, por exemplo, secretária e recepcionista. É muito importante que este contato seja agradável e de muito profissionalismo e cordialidade. - Atendimento
No momento do atendimento, o paciente deve se sentir confortável, confiante e próximo do médico, para isso um atendimento cordial e que transpareça empatia do médico é fundamental. - Cobrança
Deve ser feita de maneira profissional. Seja à vista, por convênio ou por reembolso. - Retorno
Um dos principais pontos nesse momento é oferecer a mesma experiência positiva para o paciente. - Contato pós-atendimento
É fundamental para a manutenção deste paciente, para que ele se torne um cliente e até mesmo indique o seu consultório ou sua clínica para outras pessoas.
Para trabalharmos cada ponto desses existem algumas ferramentas, veja:
- Identidade visual (Logo, material gráfico, etc…)
- Criação, manutenção e otimização de sites
- Criação e manutenção de redes sociais
- Otimização nas buscas (Google e outros.)
- Criação e veiculação de publicidade
- Endomarketing
- Email Marketing / Marketing de relacionamento
- Filmes informativos e institucionais para a sala de espera
- Pesquisa de mercado e avaliação do atendimento
- Design de interiores
Como dissemos no início, o Marketing Médico é muito mais do que selfies e “antes e depois”.
Entre em contato conosco e vamos trabalhar juntos para que o Marketing Médico possa contribuir com a melhoria do seu consultório ou da sua clínica e trazer bons resultados!