Marketing Digital – Você conhece o Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma técnica para se trabalhar o marketing digital. Com ela, a empresa busca gerar um conteúdo altamente relevante para o seu mercado e atrair a atenção de seus possíveis clientes ou visitantes (estes visitantes quando aceitam entregar seus contatos em troca do conteúdo oferecido, são os tão falados e almejados leads), depois de atrair ela irá alimentar estes leads com mais informações relevantes, realizar a venda, monitorar e encantar este cliente com um bom pós venda e avaliar os resultados finais.

Vamos imaginar um caso: Uma empresa X quer divulgar um novo apito para cães. Ao invés dela comprar mídia (espaços publicitários na tv, no rádio ou até mesmo no Google e Facebook) para falar que tem um novo apito para cães, ela vai elaborar um conteúdo, que pode ser um vídeo, um eBook, um artigo e etc…, que fale sobre adestramento de cães e irá disponibilizar esse conteúdo para o mercado. Só que para o interessado no conteúdo ter acesso a ele, a empresa X vai pedir em troca o email e o nome de quem está consumindo aquele conteúdo.

“Existem dados que comprovam que o custo das empresas com o Inbound Marketing é em torno de 62% mais barato que o marketing tradicional, um dos grandes motivos para essa redução de custo é a diferença de valores entre produzir conteúdo de qualidade para atrair o cliente e a compra de mídia para veiculação de anúncios.”

Atrair

Então nossa empresa X optou por produzir um vídeo com as 10 técnicas básicas para você adestrar seu cachoro. Ela pegou este vídeo e disponibilizou na internet em uma página ligada ao seu site onde para o cliente assistir o vídeo ele tem que preencher um formulário com suas informações básicas de contato e depois disso o vídeo é liberado para ela, estas páginas são as landing page, depois falaremos mais delas aqui no blog.

Converter

Com isso a empresa X conseguiu o contato de alguém que é um potencial cliente dela, pois se ele está interessado em adestramento de cães, provavelmente se interessará pelo seu novo apito para cachorro.

Com o contato do seu lead ela irá produzir e entregar uma material mais especifico para este possível cliente, como por exemplo um email com dicas de como utilizar um apito para cachorros em adestramento de cães e ao final vai demonstrar que se ele precisar de um apito a empresa X tem um para oferecer a ele.

“Conseguiu perceber como este possível cliente é muito mais qualificado para se interessar e comprar o novo apito da empresa X do que aquela grande maioria que iria ver o anúncio do apito, caso a nossa empresa tivesse apenas anunciado na TV, aí é que o Inbound Marketing ganha das demais técnicas, é falar para a pessoa certa na hora certa!”

Fechar

Este lead que já está qualificado como o público alvo certo para aquela empresa acaba achando interessante o apito da empresa X, porque além de ter um bom design ele é da empresa X que conhece tudo de adestramento de cães, então este apido deve realmente ser bom. Com isso ela tem a confiança necessária na empresa e realiza a compra.

Encantar

Depois da compra efeitivada é hora de manter um contato com este cliente, seja através das redes sociais, enviando um email falando sobre os outros conteúdos que a empresa produziu ou de outras maneiras, com isso o cliente estará sempre em contato com sua marca e no momento que ele precisar a empresa X certamente estará entre as suas opções, tanto na hora de comprar como na hora de indicar para alguém.

O último passo é a avaliação dos dados e resultados obtidos durante todo o projeto, com isso a empresa X pode identificar os pontos de melhoria e ser ainda mais eficiente nas próximas ações.

Vale lembrar que: Sim o Inboud Marketing traz ótimos resultados, mas não devemos descartar as outras estratégias, pelo contrário, é preciso integrar todo o planejamento para que se otimize os resultados finais independente de qual estratégia a sua empresa está utilizando.

Conhecer as estratégias de Marketing disponíveis e saber qual delas se encaixa melhor a necessidade da seu empresa é fundamental para se tomar boas decisões.

Esse é o nosso papel: Avaliar, planejar, elaborar a estratégia e executar da melhor maneira possível para atingir os objetivos definidos.

Entre em contato conosco e vamos juntos alavancar seus resultados.

Equipe Appta