O QUE O BBB NOS ENSINA SOBRE MARKETING DIGITAL?

Além de entretenimento, o reality show Big Brother Brasil proporciona muitas lições e insights para empresas/negócios, inclusive no que envolve o Marketing Digital. Alguns participantes famosos das edições passadas usaram estratégias pensadas e programadas para se comunicarem com o público e também para alavancar sua marca ou produto. Confira abaixo algumas delas: 

1 – Planejamento é essencial

Para uma boa estratégia de marketing digital, ter um planejamento é indispensável, pois ele auxilia como um guia e ajuda a mensurar o caminho que será percorrido. Um grande exemplo disso foi o que aconteceu com a participante da edição de 2020, a influenciadora Manu Gavassi. Ela planejou, junto com sua equipe, todas as postagens nas redes sociais por 93 dias – o tempo total de duração do programa. Os posts iam sendo publicados simultaneamente e em ordem cronológica, de acordo com os acontecimentos na casa. Em um único dia, a ex-participante ganhou 500 mil novos seguidores. Uma verdadeira lição de storytelling!

Na edição deste ano, a atriz Carla Diaz, integrante do grupo Camarote formado por famosos, publicou em suas redes sociais um vídeo relembrando suas personagens nas novelas, relacionando-as com a sua participação no programa, antes mesmo de entrar na casa. Ou seja, uma estratégia para preparar o público do que iria acontecer brevemente.

A lição é: defina um planejamento mensal ou semestral, escolhendo os assuntos e os produtos que você deseja divulgar e também alterne o conteúdo comercial com dicas que vão gerar valor e interesse para o seu público.

2 – Estratégia Omnichannel: aproveite todas as vitrines

Essa estratégia consiste no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação com o objetivo de estreitar a relação entre as mídias online e offline. Um exemplo disso no marketing é quando o usuário de uma marca se encontra dentro da loja física e, ao mesmo tempo, utiliza o app da marca para verificar a disponibilidade do produto desejado ou alguma promoção.

No BBB de 2020, a ex-participante e influenciadora Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, usou da oportunidade para divulgar seus produtos de maquiagem, utilizando-os nas produções diárias, mas sem falar sobre, pois os integrantes são proibidos de fazerem propaganda de marcas. Além disso, ela seguiu a mesma estratégia de Manu Gavassi. Deixou os conteúdos prontos durante todo o período que ficaria no confinamento. Aos domingos, ela sempre utilizava um look específico de uma produção que ela havia feito fora da casa, ligando-o com o post do dia. 

3 – Gere identificação com o seu público

Para que você tenha sucesso e alcance bons resultados, tudo o que é produzido de conteúdo precisa gerar identificação com o seu público. Para isso, é preciso conhecer as necessidades reais dos seus consumidores. 

Na edição do ano passado, o integrante Babu Santana utilizou um pente que é referência e ideal para cabelos cacheados e crespos, para reforçar o empoderamento black. Sempre pregando o seu valor pessoal e na sua luta pelo antirracismo. Ou seja, deixe o marketing digital alinhado com os valores da marca.

4 – Saiba conduzir seus clientes pela expectativa

Na edição deste ano, as expectativas foram criadas antes mesmo do programa começar. A divulgação dos participantes aconteceu no dia da estreia, uma terça-feira. Entretanto, não foram anunciados todos de uma vez só. Pelo contrário, ao longo da programação da TV Globo, apenas dois nomes eram revelados. Isso fazia com que os telespectadores acompanhassem ou ficassem atentos aos programas que aconteciam e também aos intervalos para conhecer um novo participante. 

O que isso tem a ver com o marketing digital? 

Para conquistar e manter o interesse do seu público com a sua marca é preciso manter uma constância nas postagens, de modo que os consumidores estejam na expectativa, “esperando por você” ou esperando o produto que ele tanto deseja.  Portanto, além de entretenimento, é fato que o reality show é uma fonte de aprendizado quando o assunto é marketing.