Landing Pages: transforme visitantes em leads
As landing pages são páginas que têm como objetivo conquistar leads, ou seja, usuários que cederam informações de contato, como e-mail, telefone etc.
Uma lista de e-mails de usuários interessados nos seus produtos ou serviços é uma das coisas mais valiosas e importantes para uma estratégia de Marketing Digital. As landing pages – também conhecidas como páginas de captura – são algumas das estratégias mais eficientes quando o objetivo é construir uma lista de pessoas alinhadas com o negócio.
O que são Landing Pages?
As landing pages são páginas que têm como objetivo conquistar leads, ou seja, usuários que cedem informações de contato, como e-mail, telefone etc. Geralmente, os visitantes cedem os seus dados em troca de uma recompensa, como um ebook gratuito ou trial de um software.
Qual a diferença entre Landing Pages e Sites?
Enquanto o site tem várias informações e objetivos, a landing page tem apenas um objetivo e possibilidade: transformar o visitante em lead, ofertando algum material rico ou demonstração de serviço em troca de suas informações de contato.
Portanto, apesar de ser muito importante ter um site para o seu negócio, a ausência deste não te impede de ter uma landing page. Existem diversas ferramentas, inclusive gratuitas, no mercado que possibilitam a criação de páginas de captura por meio de modelos de layouts.
Veja abaixo um exemplo de landing page de captação de leads feita por nós:
O que não pode faltar em uma Landing Page?
- Recompensa: faça uma troca com o usuário! Ofereça algum material rico ou demonstração do seu produto ou serviço para que o usuário sinta-se recompensado e motivado para ceder suas informações de contato.
- Título e Descrição: elabore um texto objetivo e estratégico, deixando bem evidente a recompensa que você está oferecendo e o que ela contém. Hora de lançar mão dos gatilhos mentais!
- Formulário: o formulário é indispensável para que você consiga transformar o visitante da sua landing page em lead. Normalmente, são solicitados o nome e o e-mail do usuário, mas você pode acrescentar outros campos que considere importante para a sua estratégia e negócio. No entanto, não peça muitos dados porque isso diminui as chances do visitante concluir o preenchimento.
- Call-to-action (CTA): por último, mas extremamente importante, não pode faltar a chamada para a ação. Nas landing pages, o CTA é o botão no qual o usuário clica confirmando o cadastro. Costuma ser válido utilizar contraste estratégico de cor, além de verbos no imperativo para incitar a ação.
Ao transformar os visitantes em leads, você passa a ter a oportunidade de impactar novamente aquele usuário de diferentes formas, como e-mails de nutrição e remarketing nas mídias sociais e no Google. Com isso, você cria mecanismos para que o usuário avance no funil de conteúdo e, futuramente, torne-se um cliente.