Por que fazer Inbound Marketing para empresas?

No Inbound Marketing para empresas trabalhamos todas as etapas do funil de vendas: atrair, converter, vender e fidelizar.

O conceito de Inbound Marketing começou a se popularizar em 2009, nos Estados Unidos. Desde lá, a estratégia de Marketing Digital ganhou força e cada vez mais empresas de diferentes portes e segmentos estão aderindo ao método para conquistar novos clientes, reforçar sua autoridade e, consequentemente, gerar mais vendas.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar nesse conceito. Mas e aí? Entende como funciona na prática? Será que ele realmente é válido? Vale a pena implementar a estratégia na minha empresa? Calma, essas são dúvidas frequentes, mas pode ficar tranquilo(a) porque hoje vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

Antes de mais nada é importante entender que há alguns anos as empresas bombardeavam as pessoas com anúncios em panfletos, outdoors, e-mails ou até mesmo ligações. Porém, os tempos mudaram e, em geral, seu potencial cliente não dá mais atenção a essas mensagens “agressivas”.

Diferente do marketing tradicional, no Inbound a empresa não vai atrás de clientes. Na verdade, as próprias pessoas que são atraídas pelo seu negócio. Esse interesse é gerado por meio da produção de conteúdo relevante e de qualidade, que tem como objetivo educar o lead para que ele entenda o problema e encontre a melhor solução. Isso acontece de várias formas, como por exemplo, produção de conteúdo para sites, blogs, redes sociais e mecanismos de busca.

Com o Inbound Marketing tudo acontece de forma muito natural. O método possibilita trabalhar com todas as etapas do funil de vendas da sua empresa: atrair, converter, vender e fidelizar.

Vale reforçar que para chegar no momento em que as pessoas comecem a comprar o seu produto existe uma longa caminhada, mas ela pode ser encurtada se você seguir alguns passos especiais. Confira:

1) Gerando confiança

A geração de leads por meio do Inbound constrói confiança. Se os consumidores começarem a observar que sua empresa está criando conteúdo relevante e demostrando conhecimento e autoridade no assunto, eles terão mais respeito e vão usar sua empresa como referência no segmento. Vale lembrar que construir essa confiança é fundamental para fechar novos negócios e estabelecer um ótimo relacionamento.

2) Inbound Marketing possui um custo menor

A estratégia é relativamente mais barata que as soluções tradicionais, como anúncios e ativações de marca. O melhor de tudo é que essa redução dos custos não faz o seu negócio perder qualidade ou obter menos resultados. Na verdade, é apenas um investimento mais eficiente. Com menos desperdício de recurso você tem um orçamento maior para aplicar em táticas que realmente funcionam.

3) Atrair potenciais clientes

O Inbound Marketing utiliza o funil de vendas como base da sua estratégia. A primeira etapa do funil é a atração, ou seja, se concentra em atingir usuários que estão procurando por produtos ou soluções do seu segmento. O mais legal nessa etapa de atração é que muitas vezes o consumidor nem sabe ao certo que possui um problema e que precisa da sua empresa para ajudar.

4) Mensuração de resultados

Um marketing de sucesso é sempre observado pelos resultados, e é fundamental acompanhar os dados em tempo real para saber com precisão e rapidez o que está funcionando ou não. De acordo com estudos na HubSpot, 72% das organizações que calculam o retorno sobre o investimento (uma das métricas mais importantes) dizem que sua estratégia é eficaz.

Por isso, é importante acompanhar de perto o resultado de cada uma das estratégias, como marketing de conteúdo, redes sociais, SEO, entre outros. Através de dados e análises, você poderá conhecer quem são os seus visitantes e consumidores, podendo assim se relacionar melhor com cada um deles. Vamos falar mais sobre esse ponto no próximo tópico.

5) Mantendo um bom relacionamento com seus clientes

Mantendo esse relacionamento mais próximo com seus clientes fica mais fácil eles comprarem de você novamente, além de manter sua marca como referência no assunto.

Como falamos anteriormente, com o Inbound Marketing você não só continua mantendo um bom relacionamento, como também cria proximidade com seus potenciais consumidores, através de informações úteis e no momento que eles precisam.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Inbound Marketing, que tal se preparar para dar os primeiros passos?

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