Inbound Marketing: por que investir na metodologia?
Você já ouviu falar de Inbound Marketing? Ele é um conjunto de técnicas utilizadas para trabalhar o marketing digital de uma empresa. Com estas ferramentas é possível gerar e produzir conteúdos segmentados para atrair visitantes e transformá-los em consumidores.
Mas o Inbound Marketing é muito mais do que isso. Neste artigo nós vamos te contar o que é essa metodologia, suas etapas e porque aplicá-la ao seu negócio.
Vamos lá?
Conheça e entenda o que é Inbound Marketing
Podemos dizer que o Inbound Marketing é uma estratégia de atração online que facilita uma marca a ser encontrada na Internet. Diferente do marketing tradicional, nessa metodologia a empresa não vai atrás dos clientes. Dessa forma, são as pessoas que são atraídas pelo seu negócio. Isso é possível por meio de produção de conteúdo relevante e de qualidade.
Ele tem por objetivo educar o visitante para que ele entenda o problema e encontre a melhor solução. Vários meios e plataformas podem ser usados para isso como, por exemplo, produção de conteúdo para sites, blogs, redes sociais, otimização de mecanismos de busca e da automação de marketing. Ao final de todo o processo, os visitantes são transformados em compradores e, por fim, em fãs, promotores da marca.
Funil de vendas: conheça todas as etapas
Com o Inbound Marketing tudo acontece de forma muito natural. Desse modo, o método possibilita trabalhar com todas as etapas do funil de vendas da sua empresa: atrair, converter, vender e fidelizar. Para traçar essa jornada de compra é fundamental ter, pelo menos, uma persona bem definida. É com ela em mente que os conteúdos serão criados.
Saiba mais sobre persona no nosso artigo “Buyer persona e Brand persona: o que é isso?”
Vamos conhecer todas as etapas do funil de venda?
Atrair visitantes
A primeira etapa do Inbound Marketing dentro do funil de vendas é atrair visitantes. Todavia, chegar até esta audiência está cada vez mais difícil. Porém, existem várias maneiras de fazer com esse visitante encontre o conteúdo que você preparou para ele. Entre eles, podemos citar:
- Marketing de Conteúdo: a produção de conteúdo é um dos pilares do Inboung Marketing. Apostar em blogs, por exemplo, é acreditar na produção de artigos de qualidade. O conteúdo bem feito cria a confiança do público.
- Redes Sociais: quase metade da população do mundo está nas redes sociais. É por isso que estar presentes nelas é essencial. Divulgar conteúdos de qualidade e relevância é ótimo para atrair novos visitantes para um site.
- SEO: o SEO ajuda a deixar um site mais fácil de ser encontrado pelos sites de buscas. Com ele é possível utilizar várias técnicas que atendam aos critérios do Google para que um site seja considerado atrativo e interessante.
Converter em leads
Após o visitante encontrar o seu conteúdo, chegou a hora de transformá-lo em lead. Neste momento, é preciso persuadir os potenciais clientes e, para isso, é possível utilizar algumas ferramentas, como:
- Call-to-actions: é importante inserir nas postagens e materiais chamadas que estimulam o leitor a fazer uma ação. Para isso podem ser utilizados links, botões etc.
- Material rico: e-books, infográficos, whitepappers e webninars são ótimas formas de converter o público em lead. Esses materiais são mais completos e geram mais engajamento.
- Landing Pages: uma forma de distribuir esses materiais é através da Landing Page. Porém, antes de entregá-los, faça com que o seu público responda um formulário com questões que serão importantes para você. Elas precisam ser convincentes e persuasivas.
Vender para os leads interessados
Se as duas primeiras etapas – atração e conversão – forem concluídas com sucesso, é chegado o momento de vender para este lead. Mas para transformá-lo em cliente é preciso saber perfeitamente quem é a sua persona e produzir conteúdos bem segmentados. Para isso, utilizamos as seguintes ferramentas:
- E-mail marketing: os e-mails continuam com tudo e dentro do Inboung Marketing ele é capaz de alcançar um bom nível de segmentação de campanhas e de identificação de público.
- Automação de marketing: os e-mails enviados automaticamente são disparados a partir de uma ação, como uma formulário de landing page, compra ou visita a um site.
- Nutrição de leads: para conduzir um cliente que recebeu o e-mail marketing até o processo de compra, é preciso nutri-lo até lá. Isso é possível com a nutrição de leads através de uma sequência de e-mails.
Encantar e fidelizar o público
A venda se tornou uma realidade? Então a última etapa é fidelizar este cliente. Portanto, é fundamental encantá-lo. Como fazer isso? Transformando o cliente em fã e engajador da marca! Para chegar lá é preciso mantê-lo feliz e satisfeito. Olha só como isso é possível:
- Sucesso do cliente: quando um cliente fica satisfeito com a compra, ele volta. E também recomenda para outras pessoas.
- Newsletter: newsletter, mensagens e conteúdos relevantes devem ser enviados com regularidade para que você não seja esquecido.
- Conteúdos específicos com relacionamento ativo: o cliente no fundo do funil pede conteúdos específicos e que atendam a sua necessidade. Isso é uma forma de manter leal a quem é leal com você.
Depois de passar pelas etapas do funil de venda já deu para perceber que o Inbound Marketing é bem interessante, né? Se, ainda assim, você ficou com dúvidas sobre os benefícios da metodologia, continue a leitura.
As principais vantagens do Inbound Marketing
1 – Construção de confiança
A geração de leads por meio do Inbound Marketing constrói confiança. Se os consumidores começarem a observar que sua empresa está criando conteúdo relevante e demonstrando conhecimento e autoridade no assunto, eles terão mais respeito e vão usar sua empresa como referência no segmento. Então, vale lembrar, que essa construção é fundamental para fechar novos negócios e estabelecer um ótimo relacionamento.
2 – Melhor custo-benefício
A estratégia é relativamente mais barata que as soluções tradicionais, como anúncios offline e ativações de marca. O melhor de tudo é que essa redução dos custos não faz o seu negócio perder qualidade ou obter menores resultados. Na verdade, é apenas um investimento mais eficiente. Com menos desperdício de recurso você tem um orçamento maior para aplicar em táticas que realmente funcionam.
3 – Alcançar o público certo
O Inbound Marketing utiliza o funil de vendas como base da sua estratégia. A primeira etapa do funil é a atração, ou seja, se concentra em atingir usuários que estão procurando por produtos ou soluções do seu segmento. O mais legal nessa etapa de atração é que muitas vezes o consumidor nem sabe ao certo que possui um problema e que precisa da sua empresa para ajudar.
4 – Mensuração de resultados
Um marketing de sucesso é sempre observado pelos resultados. Por isso é fundamental acompanhar os dados em tempo real para saber com precisão e rapidez o que está funcionando ou não. De acordo com estudos na HubSpot, 72% das organizações que calculam o ROI (retorno sobre o investimento) – uma das métricas mais importantes – dizem que sua estratégia é eficaz.
Por isso, é importante acompanhar de perto o resultado de cada uma das estratégias. Através de dados e análises, você poderá conhecer quem são os seus visitantes e consumidores podendo, assim, se relacionar melhor com cada um deles.
5 – Estreitar os laços com o cliente
Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é o estreitamento dos laços entre a empresa e o cliente. Mantendo esse relacionamento mais próximo com seu público fica mais fácil fazer com que eles comprem de você novamente. Além, é claro, de manter sua marca como referência no assunto.
Para completar, podemos resumir o Inbound Marketing em um infográfico bem simples:
Agora que você já sabe um pouco mais sobre Inbound Marketing, que tal se preparar para dar os primeiros passos?
Entre em contato com a gente e comece AGORA a transformar a sua empresa!
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