Gestão de redes sociais: você está fazendo isso certo?

A Gestão de Redes Sociais já deixou de ser novidade para as empresas. Hoje e dia é raro encontrar algum negócio que não esteja conectado ao Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Uma pesquisa feita recentemente mostrou que 92% das empresas brasileiras utilizam as redes sociais como forma de divulgação. Ou seja, a busca por resultados através das Redes Sociais vêm ficando cada vez mais constante, mas será que os objetivos dessas empresas estão sendo alcançados?

Tudo depende de como a Gestão das Redes Sociais é feita! Ao contrário do que muita gente pensa, não é só publicar qualquer conteúdo que dá certo! A internet se tornou um espaço extremamente populoso e concorrido e estar em destaque na sua área de atuação, não é despejar tudo o que você tem de informação em cima do consumidor no mundo digital. É muito mais do que isso, é uma questão de estratégia.

Vamos repetir. Estratégia.

Quando o assunto é resultados, estratégia é fundamental para que suas redes sociais sejam uma ferramenta eficaz para o seu negócio. Mas como começar esse processo?

– Qual é o seu objetivo?

O primeiro passo é definir qual é ou quais são os seus objetivos. Pode ser atrair novos clientes, aumentar o tráfego do nosso site ou E-commerce, fidelizar os clientes atuais e por aí vai. Estar com seus objetivos bem alinhados é muito importante para definir quem é o seu público e traçar toda a estratégia que você vai adotar.

Afinal de contas, não adianta produzir e publicar um conteúdo que não é relevante para o seus objetivos ou para o seu público.

– Estamos conversando com quem?

Depois precisamos definir e entender com quem estamos conversando. Quem é o seu cliente, o que ele gosta, o que o motiva, quando ele decide pelo seu produto e qual o caminho que ele passa até chegar lá… É bacana entender um pouco mais sobre Persona.

– Qual o conteúdo?

Definido o seu objetivo e o seu público, fica fácil responder à pergunta: O que devo publicar?

Busque produzir conteúdo voltado para o momento certo em que o seu consumidor está. Dentro dessa etapa, cabe também analisar dois pontos importantes:

• Frequência de publicações: é fundamental manter um calendário e uma rotina bem organizada para que a sua estratégia não se perca, principalmente no começo.
• Horário das publicações: Essa também é uma questão que está extremamente ligada a definição do público alvo. O horário ideal para postar nas redes sociais é o horário em que a sua persona está online. Conheça o seu público e a forma como ele se comporta nas redes.

– Preciso interagir?

Ninguém gosta de ficar falando sozinho, não é mesmo? Então se você oferece uma abertura, através das Redes Sociais, é preciso dar continuidade nessa conversa. As redes sociais são uma ferramenta de comunicação com um potencial incrível, por isso responder as mensagens, os comentários nas publicações e interagir de uma maneira geral faz com que o seu cliente se sinta mais próximo e importante, o que pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Além disso, é válido avaliar a forma como essa interação deve acontecer, focando, mais uma vez, em quem é a sua persona e de que forma ela espera que você se comunique com ela.

– Resultados e melhoria contínua!

Por fim, mas não menos importante, uma boa gestão de redes sociais tem que analisar os resultados e buscar sempre por melhorias. Por isso ter uma ferramenta que te aponte o seu desempenho durante todo esse processo é muito importante. Só assim você vai saber se sua estratégia está sendo eficaz e em que pontos exatamente você pode melhorar.

 

A Gestão de Redes Sociais é um projeto que demanda uma equipe multidisciplinar, estratégia, conhecimento técnico e aprendizado constante.

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