Gatilhos Mentais: crie conteúdos matadores

Os Gatilhos Mentais são estímulos capazes de despertar emoções positivas ou negativas em quem os recebe, sendo muito utilizados no Marketing como estratégia para influenciar pessoas.

Os gatilhos mentais funcionam como atalhos da mente e colaboram para que o usuário seja persuadido com mais facilidade. Não se trata de uma estratégia de manipulação, mas de influência!

Para compreender melhor o que são os gatilhos mentais, vamos te fazer duas perguntas:

  • Pergunta 1: Hoje é sábado! Que dia será daqui a 4 dias?
  • Pergunta 2: Quanto é 67 x 32?

As perguntas anteriores são de níveis diferentes de complexidade, certo? Para responder a primeira pergunta, o seu cérebro recorreu ao pensamento rápido. Já para responder a segunda pergunta, o seu cérebro entrou no modo pensamento lento, reconhecendo a complexidade da questão.

Os gatilhos mentais têm como objetivo alcançar o pensamento rápido do usuário, estimulando-o a uma tomada de decisão positiva. Portanto, são estímulos externos capazes de despertar emoções em quem os recebe, sendo muito utilizados no Marketing Digital como uma forma de influenciar pessoas.

Tipos de Gatilho Mental

Escassez:

Como o ser humano, definitivamente, não gosta de perder; tendemos a valorizar aquilo que é mais escasso. Afinal, a escassez costuma estar relacionada à raridade e valiosidade.

Um exemplo de gatilho mental de escassez: “Restam cinco vagas para o curso de culinária árabe”.

Urgência:

Apesar de relacionado à escassez, o gatilho mental de urgência adiciona a variável tempo. Dessa forma, o usuário é estimulado a agir rapidamente para não perder uma boa oportunidade.

Um exemplo de gatilho mental de urgência: “Últimas 24 horas para se matricular no curso de culinária árabe”.

Reciprocidade:

As pessoas sentem quando um produto ou serviço é oportunista, mas também sentem quando uma empresa tem o objetivo genuíno de estabelecer uma conexão envolta de reciprocidade. Com isso, estratégias que recompensam o usuário são muito bem-vindas e bem vistas.

Um exemplo de gatilho mental de reciprocidade: “Compre um almoço executivo e ganhe um cookie recheado”.

No marketing digital, por exemplo, pode-se aplicar o princípio da reciprocidade oferecendo gratuitamente um conteúdo valioso para o seu público. Inconscientemente, os usuários ficarão com a sensação de que devem retribuir o favor de alguma forma.  

Prova Social:

As pessoas gostam de pertencer a grupos, e esse fato pode ser usado para influenciá-las a tomar uma decisão positiva em relação ao seu produto ou serviço. Portanto, testemunhos e cases de sucesso são excelentes estratégias para ativar o senso de pertencimento do usuário.

Um exemplo de gatilho mental de prova social: “Já são mais de 1.500 pessoas formadas em nossa escola de culinária árabe”.

Motivo:

Quando deixamos claro o motivo pelo o qual gostaríamos que alguém realizasse uma ação, as chances da pessoa compreender e tomar uma decisão a seu favor aumentam. Afinal, gostamos de entender as razões por trás de algo e de sabermos o que podemos ganhar com isso. Portanto, explicar os benefícios do seu produto ou serviço é um bom caminho para influenciar pessoas.

Um exemplo de gatilho de motivo: “Aprenda deliciosos pratos típicos da culinária árabe e prepare refeições diferentes para você e sua família. Matricule-se em nosso curso”.

Antecipação

Apesar de gerar um pouco de ansiedade, a antecipação de alguma situação pode criar uma sensação de conforto nas pessoas. Então, inserir o seu produto ou serviço no mercado antes dele estar disponível é uma estratégia para influenciar usuários.

Um exemplo de gatilho de antecipação: “Saiba como funciona o nosso curso de culinária árabe. As inscrições serão abertas em breve”.

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