Inbound X Outbound, conhecendo melhor as estratégias

O Marketing Digital tem várias possibilidades estratégicas para crescer sua marca. O Inbound é uma forma de atrair o cliente a partir de uma sequência de conteúdos específicos que moldam a jornada de evolução do cliente num determinado assunto. O Outbound é o famoso marketing tradicional que oferece serviços ou produtos buscando ativamente os clientes, por vezes até de forma invasiva, e não necessariamente gerando um interesse genuíno desse possível consumidor na sua empresa.

Nós já abordamos aqui sobre o que é o Inbound Marketing neste post https://appta.com.br/inbound-marketing/ , mas faremos um resumo para contextualizar. O Inbound é uma estratégia de Marketing Digital que tem sido muito utilizada pelas empresas para atrair e fidelizar novos clientes. 

Essa atração é feita de forma natural, com a ajuda do Marketing de Conteúdo, definindo as etapas de evolução ao entregar qualidade, valor, autoridade e gerando interesse para que o público se encante e conecte àquela marca. Chamamos esse caminho todo de Funil de Vendas.

Mas o Inbound não é apenas essa atração. Ele mantém ativo os clientes que se conectaram, enviando mais conteúdo de qualidade, e-mail marketing, lista de indicação, serviços especiais, formulários, landing pages, ebooks, planilhas, mensagens, entre outros. Dessa maneira, a venda é resultado de um trabalho de qualidade, bem orientado e específico.

Em poucas palavras: entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa, na hora certa.

Já o Outbound, como dissemos no início do artigo, é o Marketing tradicional de oferta de serviços e produtos, sem gerar um interesse real no cliente de quem é você ou sua marca. 

Claro que você já viu, ouviu, ou até mesmo recebeu fisicamente algum tipo de propaganda Outbound… Seja na TV, no rádio, na rua através de flyers, outdoors e em jornais e revistas. São as publicidades mais tradicionais (e antigas). Mas, não pense que o Outbound não veio para o digital. Quem nunca se deparou com a Betina no youtube, que atire a primeira pedra, não é mesmo? Este tipo de anúncio antes do vídeo, durante o vídeo, ou os banners das páginas e até os pop-ups, são estratégias digitais de Outbound Marketing. 

Existe uma grande diferença financeira de investimento de um para outro: no Inbound quanto mais otimizado for o seu conteúdo, melhor será seu ranqueamento e, consequentemente, menor será a necessidade de investimento em mídia paga. Já no Outbound, você precisará de um alto valor de investimento para manter suas propagandas ativas no youtube, na tv, no rádio, fazer impressões gráficas de revistas, jornais, flyers e até mesmo colocar um outdoor em algum lugar, não é uma estratégia barata. 

E qual deles é o ideal para o meu negócio? 

Para definir isto, você precisará analisar o seu ROI (retorno sobre investimento) através das métricas oferecidas pelo marketing digital. Analisando os resultados, você consegue entender melhor qual mídia teve a melhor resposta e a partir desta coleta de dados você consegue definir qual é a melhor estratégia para o seu negócio. 

Porém, é importante entender que, no caso das mídias físicas do outbound, não há como mensurar precisamente quantas pessoas, por exemplo, viram (pararam, observaram e leram) o seu outdoor ou se interessaram pelo seu flyer. Neste caso, há um desperdício de energia e verba que pode comprometer a sua percepção de retorno.

Uai, então porque não usamos as duas estratégias? 

Fique a vontade! Uma não anula a outra. Muito pelo contrário. Elas podem se complementar para uma melhor entrega do seu produto, serviço ou marca. 

E você, que tal começar a investir em estratégias para crescer a sua marca? 

Entre em contato com a gente e vamos conversar.