E-Mail Marketing

Antes de implementar qualquer estratégia de marketing digital (seja em redes sociais, Google, Inbound ou e-mail marketing), é importante ter em mente algumas perguntas básicas:

> Para quem eu quero comunicar?

> Qual o perfil e tamanho dessa audiência?

> Quais canais de comunicação eu escolho para me aproximar deste público?

> Tenho permissão para falar com eles?

> Minha mensagem é relevante?

> Qual meu objetivo?

Após essa reflexão inicial, passamos para o planejamento da estratégia. No caso do e-mail marketing é necessário ter uma base de contatos para efetuar os disparos que podem ser realizados através de ferramentas ou plataformas.

É neste momento que entra em cena a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) recentemente aprovada no Brasil com o objetivo de resguardar a privacidade dos usuários no ambiente digital. Essa lei garante maior controle dos cidadãos sobre suas informações pessoais, exigindo consentimento explícito para coleta e uso dos dados e obriga a oferta de opções para o usuário visualizar, corrigir e excluir esses dados. Lembra daquele botão que aparece em todo site “aceito a política de cookies?” Pois é! Em poucas palavras, uma empresa só pode enviar email para a pessoa que concedeu permissão para essa comunicação.

Permissão concedida, vamos para o próximo passo. O conteúdo de um e-mail marketing pode variar de acordo com o objetivo. Relacionamento, aquecimento de leads, curva de aprendizagem, conversão, são apenas alguns dos caminhos distintos que podem ser seguidos. Em cada e-mail é possível utilizar vários formatos de comunicação, como ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos úteis, mensagem de boas-vindas e muitos outros.

É importante ressaltar que nem todo disparo de e-mail marketing tem objetivo de aquecer um lead e gerar aprendizado, como é o caso do Inbound Marketing. Alguns (como no caso dos e-commerces) são puramente focados em conversão com ofertas e promoções.

Ao planejar uma estratégia de e-mail marketing, é preciso ter em mente a frequência de disparos, criação de templates e segmentações.

Então, respondendo objetivamente à pergunta inicial: Não, e-mail marketing não serve pra todo mundo. Nem para toda empresa, nem para todo cliente. E isso é ótimo, pois mostra o quão relevante essa estratégia pode e deve ser!

Bom, se você chegou até aqui é porque se interessou mesmo pelo assunto. Quer saber um pouco mais sobre as melhores estratégias para aproximar seu negócio dos clientes ideais? Agende um diagnóstico com a nossa equipe de especialistas.