Dicas Android – Como se destacar no Google Play

Google play e androidPor estar presente em diversos modelos e aparelhos e o preço deles serem menores do que os smartphones e tablets da Apple, a expansão do Android tem sido maior que a do seu principal concorrente, o iOS.

Os aparelhos que utilizam o sistema operacional Android, foram responsáveis por cerca de 50% das vendas de Smartphone no segundo trimestre deste ano, seguido por aqueles que utilizam o iOS com 42.5%, de acordo com consultoria Kantar.

Com o Android tão em alta no mercado o Google Play, que é a loja de aplicativos do Android, com mais de 975.000 aplicativos disponíveis, vem se tornando um verdadeiro campo de batalha para aqueles que querem se destacar no mercado de aplicativos.

Nessa guerra por posições, algumas dicas simples podem ajudar seu aplicativo a se destacar.

Vamos as dicas android!

 – Seguir sempre as guidelines do Android, já que isso evita que ele seja retirado do Google Play por violar, por exemplo, os termos de uso.

 – Outro ponto importante é verificar a relevância do aplicativo, a necessidade que ele possui naquele momento.  Por exemplo, durante a Copa das Confederações, nós aqui da Appta criamos um aplicativo com a Tabela dos Jogos, durante o torneio sua utilidade era interessante, porém, agora, ele não possui mais sentido, por isso já não tem tanto destaque quanto na época da competição.

 – Aplicativos que interajam com o usuário também são interessantes, como por exemplo, ao enviar notificações com dicas ou informações relevantes. Voltando ao exemplo do app da Copa das Confederações, no início de cada jogo da seleção brasileira e quando um gol era feito, o usuário recebia uma notificação avisando sobre aquele evento, com isso ele acompanhava o resultado da partida em tempo real. Mas cuidado, essa dica deve ter um pouquinho de moderação, ninguém gosta de ficar recebendo notificações o tempo todo e usada de forma “errada”, pode gerar a desinstalação de seu aplicativo.

– As permissões que um aplicativo solicita, também são levadas em consideração no momento de destacar um app, por isso utilize com respeito ao usuário as permissões de acessos.

 – Por fim, mas não menos importante, o visual é sempre relevante! Uma interface amigável faz com que o usuário se sinta bem e confortável ao mexer com o app. Por isso, ter comandos intuitivos, de fácil aprendizagem, botões que realmente funcionam e um visual caprichado é fundamental!

Um grande abraço,

Equipe Appta!