Dia do Cliente: 5 dicas para fazer diferente e aproveitar a data!

Quer se destacar da maioria no próximo dia 15 de setembro? A maioria das empresas vai investir em ações de desconto, ofertas ou cupons. Mas o foco da data é no Cliente e não no Produto ou Preço. Essa data foi criada para mostrar que o seu cliente é especial.

Portanto, mais do que oferecer benefícios e ofertas, a data é focada na valorização do cliente como pessoa, gerando uma experiência mais relevante e inesquecível. E essa experiência é a base de toda relação de consumo, concorda?

Então preparamos algumas dicas para sua empresa se destacar.

Mas antes, uma pergunta: O Dia do Cliente é só para quem vende produtos?

A lógica do consumo, seja de serviço ou produto, é basicamente a mesma. O que muda são os gatilhos mentais para aquecer a negociação.

Então, vamos às dicas:

5 dicas para se diferenciar e aproveitar o Dia do Cliente

1 – Quebre expectativas do seu cliente

Uma boa forma de surpreender seus clientes é trazendo algo inesperado para o jogo.  Gatilhos mentais capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto. Seja uma ação de humor, um meme, um lançamento, uma interação que traga benefícios. O importante é prender a atenção do cliente, pois quanto mais tempo e atenção e ele dedica à sua empresa, mais chances de conversão ele terá.

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2 – Ofereça recompensa no dia do cliente

A melhor forma de mostrar que um cliente é especial é oferecer algum tipo de benefício em troca do comprometimento da pessoa com a ação proposta.

Campanhas de indicação, pontuação ou viralização de conteúdo marcando a empresa nas redes sociais, podem ser excelentes caminhos para o cliente desbloquear novas vantagens.

Aqui estamos trabalhando 2 gatilhos mentais: senso de pertencimento/exclusividade e oportunidade.

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3 – Invista em ações sociais

Se tem algo capaz de multiplicar absurdamente uma empresa é fazer o bem. Isso é o que torna as marcas gigantes e sólidas.

Então promova ações em benefício do próximo convidando seus clientes a participar, divulgar, interagir, oferecendo algum brinde ou benefício para quem comprovar a participação.

O objetivo é que o consumidor se sinta agradecido e venha a retribuir, assinando um serviço ou comprando um produto.

4 – Contato direto e fidelização

O bom atendimento é mais do que ser simpático. É superar as expectativas. Portanto aproveite este momento para ligar para seus clientes, se não for possível ligar para todos, escolha aqueles mais especiais. Parabenize pela data e tenha uma escuta ativa e acolhedora. Não ofereça nada neste momento. Deixe o cliente saber que você só ligou pra ele porque ele é especial.Tem uma base muito grande de clientes? Calma, é possível criar trilhas de conteúdo personalizadas e automatizadas para fortalecer o relacionamento em massa.

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5 – Escassez e Urgência

Agora, se você quer fazer uma oferta imperdível, aproveite estes 2 gatilhos para garantir a aceleração e incitar nas pessoas a sensação de perda. Dessa forma, com medo de ficar sem um produto ou serviço, o cliente efetiva a compra mais rápido. 

De todos os gatilhos mentais mostrados, o de escassez e o de urgência são os mais simples de serem adotados mas não podem ser usados em excesso para não viciar o comportamento do seu público.

Resumindo

Vivemos a era da experiência do cliente, ele está no centro de tudo e não deve ser apenas atendido, mas também ouvido, conquistado e reconhecido. 

Por isso, o reforço do compromisso com a satisfação dos consumidores e estratégias focadas na valorização do cliente  é um ponto crucial no sucesso do seu negócio.

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