Cuidado com as Métricas de Vaidade. Entenda mais sobre KPI’s

Métricas? KPI’s? Você sabe o que esses termos significam e a importância de cada um deles?

É exatamente isso que viemos te explicar! 

Para analisar os resultados da sua empresa, é de extrema importância medir seus esforços no marketing digital, ou seja, as métricas. É preciso acompanhar de perto todas as ações feitas para saber se está dando certo ou não, mas para que isso seja feito da melhor maneira, é preciso definir os números que serão acompanhados e quais são importantes. 

Especialmente quando falamos de redes sociais, existem diversos números e indicadores que podem confundir. O perigo de se prender apenas em métricas de vaidade, ao contrário daquelas que realmente importam para compreender o sucesso das ações, é grande. 

O que é Métrica?

Métrica é tudo aquilo que pode ser medido, metrificado. Ou seja, são dados que podem ou não ser relevantes no processo de decisão da sua empresa. Sozinhos, esses dados não indicam o alcance dos resultados obtidos. Agora, quando uma métrica se torna um fator importante para a tomada de decisão, ela passa a ser um KPI.

O que é KPI?

Key Performance Indicator (KPI) vem do inglês, e significa, indicador-chave de performance. Seu principal objetivo é medir o desempenho de um negócio ou estratégia. Há uma lista de indicadores que podem ser medidos, mas antes é necessário entender quais devem ser acompanhados. 

Não dá para medir o sucesso da empresa na base do “achismo”. Faça pesquisas, analise os dados obtidos e que realmente vão ajudar a administrar seu projeto de maneira profissional e lucrativa. 

KPI não são métricas, mas métricas podem se tornar um KPI. Eles variam de acordo com cada nicho, com a maneira que a sua empresa se posiciona no mercado e com seus objetivos a serem alcançados. Portanto, analisar os números é indispensável para saber se a sua empresa está conseguindo atingir os objetivos de negócio. 

Exemplos de KPI’s

– Taxa de conversão: referem-se à quantidade de visitantes obtidos na sua estratégia que podem tomar alguma ação no seu site, como por exemplo, baixar uma e-book. Pode ser uma ligação, a realização de um cadastro e até mesmo uma compra. 

– Origem do tráfego (orgânico e pago): entender de qual canal seus visitantes vieram. Das redes sociais? Através de pesquisas em motores de busca? De anúncios patrocinados? Uma dica é diversificar suas fontes de tráfego para não correr o risco de ficar dependente de apenas um canal.

– Aquisição de leads: refere-se à velocidade que a empresa possui de gerar leads; quantidade de leads que entram e saem do funil de vendas.

– Assinantes de blog ou newsletter: ou seja, quantidade de visitantes que se tornam clientes. 

– Conteúdos mais lidos: analisar os pontos que deram certos em cada conteúdo e aplicar isso em suas estratégias 

Por que likes não são bons KPIs? 

Porque os likes pertencem ao grupo das métricas de vaidade. As curtidas são bonitas de serem vistas e apresentadas no relatório, mas ter muitos likes não é sinônimo de ter muitas pessoas comprando o seu produto ou contratando seu serviço, caso o objetivo do seu negócio com o Marketing Digital seja vender mais.