Palavras-chave: como definir as melhores keywords

As palavras-chave são instrumentos essenciais para o rankeamento do Google. Elas são um dos primeiros passos para uma boa estratégia de SEO. Contudo, não basta apenas encontrar uma palavra aleatória para ser o assunto do seu texto. É muito importante encontrar o termo correto para o seu artigo e assim conseguir as melhores posições no Google e em outros mecanismos de busca. Por isso, é essencial fazer uma escolha baseada na solução de problemas da sua persona. Como achar essas palavras-chave?

É isso que vamos falar neste artigo. Mas antes de chegarmos lá, vale uma pergunta muito importante: você sabe o que são as palavras-chave? Continue a leitura e entenda o que é e como escolher as melhores keywords.

O que são palavras-chave?

Quando fazemos uma pesquisa no Google normalmente buscamos por uma ou mais palavras, certo? São estes termos que chamamos de keywords ou palavras-chave. Por isso quanto maior for o fluxo desta expressão, maior será resultado da consulta. Mas por que essas palavras-chaves são tão importantes para o marketing digital e para a sua empresa? Porque elas auxiliam no rankeamento do Google.

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Como escolher as palavras-chave?

O primeiro passo para escolher as melhores palavras-chave para o seu conteúdo é pesquisar. Mas não é apenas abrir um site de buscas e encontrar aquele termo que se encaixe no que você quer falar. É preciso levar em consideração alguns pontos importantes.

1 – Quem é a buyer persona da sua empresa?

Em princípio, para encontrar palavras-chave que falam com o seu público é preciso saber quem ele é. A buyer persona é um perfil com todos os detalhes do seu consumidor e cliente em potencial. É por isso que saber quem é o seu público-alvo faz toda a diferença para a criação de um conteúdo relevante.

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2 – Descubra o que os seus concorrentes estão fazendo

O que as empresas que prestam os mesmos serviços que você estão fazendo? Quais são as principais dores e dúvidas que eles estão respondendo ao público-alvo? Sem dúvida, encontrar e analisar estes pontos é de grande ajuda na hora de buscar e definir as palavras-chave.

3 – Traçar objetivos é essencial

Logo após da definição de persona e com os concorrentes devidamente pesquisados e rastreados, a próxima etapa é traçar objetivos. O que você pretende alcançar com a criação de conteúdo? Qual etapa do funil de vendas você quer atingir? Planejar todos os seus objetivos é importante já que isso auxilia na escolha de palavras-chave adequadas e certeiras.

4 – Faça pesquisas por volume

Outra maneira de encontrar boas palavras-chave é fazer uma pesquisa por volume. Dessa forma você consegue encontrar quais termos têm melhores resultados. Quanto maior for o volume de busca, mais fácil será encontrar aquela palavra. Mas, também será maior a sua concorrência. Um termo com baixo volume pode fornecer resultados mais interessantes para a sua empresa.

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Você pode encontrar o volume destas palavras-chaves pesquisando em ferramentas específicas como o SEMrush, Google Keyword Planner e Keyword Tool.

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