Como construir uma marca forte?

Sabemos que para consolidar uma marca forte no mercado é necessário um bom planejamento de conteúdo, mas só isso não é o bastante. Para conquistar o coração do seu público, é preciso muito antes de pensar em como o produto ou serviço será ofertado, se preocupar com a construção do branding, ou seja, da marca.

Se você tivesse que escolher agora 5 marcas que estão mais presentes no seu dia a dia ou até mesmo aquelas que você não trocaria por nenhuma outra, teria dificuldade para responder? Aposto que antes mesmo de concluir a frase, você já havia pensado em uma específica. Isso acontece porque algumas marcas já foram tão assimiladas por nossas mentes, que acabam fazendo parte da nossa rotina sem a gente ao menos perceber. 

Uma coisa é certa: uma marca não fica forte da noite para o dia. O seu reconhecimento depende de uma série de fatores que podem ou não ser controlados. 

Confira algumas dicas práticas para construir uma marca forte: 

1 – Conhecer o perfil do consumidor: entender o perfil do cliente faz toda a diferença para o direcionamento das estratégias de marketing, vendas e atendimento. Devem ser levados em conta fatores culturais/sociais, preferências, estilo de vida, estilo musical, entre outras características. O perfil do cliente não pode ser algo inventado ou baseado em “achismos”. É necessário muito trabalho de pesquisa. Até porque percebemos, cada vez mais, novos perfis como o consumidor 3.0, 4.0 e hoje, o consumidor 5.0.

 2 – Definir um posicionamento: o que a sua marca faz pelo público? Como ela pode ajudar a sanar as dores? Por que o consumidor deve escolher a sua marca e não a do concorrente? 

É preciso se posicionar e defender os valores que você, como marca, apoia. O seu propósito e o conceito vão te ajudar com o seu posicionamento e como o público deverá perceber a sua marca no mercado. 

 3 – Design para todos: ao contrário do que muitos pensam, o design vai muito além das aparências, de servir apenas para deixar as coisas mais bonitas. Ele pode tanto ajudar, quanto atrapalhar, se não for adequado ao seu negócio ou ao seu público. A imagem da marca precisa estar alinhada com a identidade da empresa e com o perfil do público-alvo. Por exemplo, se a sua marca é voltada para o segmento jovem, as artes gráficas precisam trazer características que comuniquem diretamente com este público.

4 – Ocupe os espaços digitais: hoje, mais do que nunca, é essencial marcar presença em todos os canais onde seu cliente está; onde pessoas podem estar discutindo sobre seu nicho de mercado, como redes sociais novas e tradicionais e blogs, por exemplo.

Curtiu? Quer dar um up na imagem da sua empresa? Entre em contato com o nosso time!  Vamos juntos encontrar as melhores soluções.