Black Friday: 4 dicas para aproveitar a data

A Black Friday está chegando. A data norte-americana é “celebrada” por aqui há quase uma década e acontece na última sexta de novembro – aliás, neste ano, ela cai no dia 29 – e é uma das mais esperadas pelas empresas. Pois além de causar uma busca dos consumidores por uma boa oferta, ela também serve como um esquenta para o Natal.

Como, afinal, falta bem pouco para a tão aguardada última sexta-feira de novembro, nós vamos te dar algumas dicas para você e a sua empresa aproveitarem a data da melhor maneira.

Vamos lá?

1 – Pense em uma campanha para a Black Friday

Antes de mais nada é preciso entender que planejar é a palavra-chave quando falamos em campanhas. Por isso planeje para depois tirar a sua Black Friday do papel. O que será feito? O que será vendido? A Black Friday acontecerá durante todo o mês de novembro, apenas durante uma semana ou só no dia 29? Certamente com estes pontos definidos você será capaz de pensar nos próximos passos.

Porém, seja organizado. O planejamento e a campanha precisa ser seguido corretamente para que tudo dê certo!

2 – Separe os produtos e ofertas que estarão presentes na Black Friday

Depois do planejamento inicial, é fundamental definir quais os produtos e ofertas serão utilizados durante a Black Friday. Desse modo é importante pensar nos seguintes pontos:

  • Qual é o foco da sua empresa durante o período?
  • Você quer aumentar as vendas ou conquistar novos clientes com descontos imperdíveis?
  • Sua missão é acabar com o estoque antigo e preparar o terreno para o Natal?

Todas estas questões precisam ser levadas em consideração. Deste jeito a sua empresa será capaz de decidir quais serão as melhores escolhas para a Black Friday.

3 – Defina os canais onde sua campanha será divulgada

Online ou off-line, mídia tradicional ou digital… o que não falta é opção para divulgar a Black Friday da sua empresa. Por isso é preciso decidir em qual canal a sua promoção será feita. Uma maneira de avaliar essa decisão é conhecer a persona do seu negócio. Sabendo direitinho quem é o seu público fica muito mais fácil saber onde ele está e em seguida vender para ele.

Para entender o que é uma persona visite o nosso artigo “Buyer Persona e Branding Persona: o que é isso?”.

4 – Analise o que foi feito no ano anterior

Sua empresa investiu na Black Friday no ano passado? Que tal analisar o que foi feito e os resultados obtidos ao final daquele período? Se estes dados forem positivos, sem dúvida alguma você pode aproveitar o que deu certo e adaptar para o momento atual. Mas, se os resultados do ano anterior não forem lá dos melhores, vale a pena fazer uma análise e perceber o que deu errado para que não seja repetido.

Com estas 4 dicas você e a sua empresa poderão dar o primeiro passo na direção de uma Black Friday lucrativa e de sucesso!

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