Black Friday: 4 dicas para aproveitar a data
A Black Friday está chegando. A data norte-americana é “celebrada” por aqui há quase uma década e acontece na última sexta de novembro – aliás, neste ano, ela cai no dia 29 – e é uma das mais esperadas pelas empresas. Pois além de causar uma busca dos consumidores por uma boa oferta, ela também serve como um esquenta para o Natal.
Como, afinal, falta bem pouco para a tão aguardada última sexta-feira de novembro, nós vamos te dar algumas dicas para você e a sua empresa aproveitarem a data da melhor maneira.
Vamos lá?
1 – Pense em uma campanha para a Black Friday
Antes de mais nada é preciso entender que planejar é a palavra-chave quando falamos em campanhas. Por isso planeje para depois tirar a sua Black Friday do papel. O que será feito? O que será vendido? A Black Friday acontecerá durante todo o mês de novembro, apenas durante uma semana ou só no dia 29? Certamente com estes pontos definidos você será capaz de pensar nos próximos passos.
Porém, seja organizado. O planejamento e a campanha precisa ser seguido corretamente para que tudo dê certo!
2 – Separe os produtos e ofertas que estarão presentes na Black Friday
Depois do planejamento inicial, é fundamental definir quais os produtos e ofertas serão utilizados durante a Black Friday. Desse modo é importante pensar nos seguintes pontos:
- Qual é o foco da sua empresa durante o período?
- Você quer aumentar as vendas ou conquistar novos clientes com descontos imperdíveis?
- Sua missão é acabar com o estoque antigo e preparar o terreno para o Natal?
Todas estas questões precisam ser levadas em consideração. Deste jeito a sua empresa será capaz de decidir quais serão as melhores escolhas para a Black Friday.
3 – Defina os canais onde sua campanha será divulgada
Online ou off-line, mídia tradicional ou digital… o que não falta é opção para divulgar a Black Friday da sua empresa. Por isso é preciso decidir em qual canal a sua promoção será feita. Uma maneira de avaliar essa decisão é conhecer a persona do seu negócio. Sabendo direitinho quem é o seu público fica muito mais fácil saber onde ele está e em seguida vender para ele.
Para entender o que é uma persona visite o nosso artigo “Buyer Persona e Branding Persona: o que é isso?”.
4 – Analise o que foi feito no ano anterior
Sua empresa investiu na Black Friday no ano passado? Que tal analisar o que foi feito e os resultados obtidos ao final daquele período? Se estes dados forem positivos, sem dúvida alguma você pode aproveitar o que deu certo e adaptar para o momento atual. Mas, se os resultados do ano anterior não forem lá dos melhores, vale a pena fazer uma análise e perceber o que deu errado para que não seja repetido.
Com estas 4 dicas você e a sua empresa poderão dar o primeiro passo na direção de uma Black Friday lucrativa e de sucesso!
Quer ajuda para criar estratégias para a data? Conte com a Appta Marketing Digital. Entre em contato com a gente e marque uma conversa.
Appta Marketing Digital
Especialistas em Marketing Digital que geram resultados para empresas