Aplicativos – No mundo, no Brasil e nos carros!

App FordA venda anual de smartphones no mundo ultrapassou a inédita marca de 1 bilhão de unidades em 2013, crescendo 38,4% quando comparado com o ano anterior, segundo o International Data Corporation (IDC)

Ainda sobre os celulares inteligentes, eles corresponderam a 55,1% das vendas de telefones móveis no ano passado, fazendo frente ao pouco mais de 40% em 2012, disse a IDC. Aqui no Brasil esse número é de 58,1%.

Samsung abocanhou um ponto percentual a mais de mercado na comparação ano-a-ano foi para 31,3%, continuando como a maior vendedora de smartphones do mundo, a Apple, segunda colocada caiu de 18,7 para 15,3%.

Com fatias de mercado de um pouco menos que 5%, Huawei Technologies , LG Electronics e Lenovo ficaram com a terceira, quarta e quinta colocações respectivamente, em 2013.

Aqui no Brasil os smartphones já superam o número de celulares convencionais, para se ter uma ideia, no terceiro trimestre do ano passado (2013) 10,4 milhões de smartphones foram vendidos no país, segundo eMarkerter, quando comparado com o mesmo período de 2012, representa um aumento de 147%. A redução do preço destes aparelhos ajudou e muito para esse aumento.

Estima-se que, até o final de 2014, o País terá cerca de 40 milhões de donos de smartphones, o que é correspondente a 20% do total da população.

Atualmente, o principal acesso dos jovens à internet se dá por meio de smartphones, é o que diz um estudo realizado pela Mobile Marketing Association em parceria com o IBOPE Nielsen Online. A pesquisa com diferentes faixas etárias aponta que 38% dos brasileiros entre 10 e 17 anos conectam-se à rede com seus smartphones.

E é de olho nestes novos consumidores com novos hábitos que a Ford anunciou seu novo sistema operacional para os carros da montadora durante a feira Consumer Electronics Show (CES) no início do ano.

Segundo a companhia, a plataforma estará disponível em 2014 no Brasil, em data ainda não definida, e os desenvolvedores brasileiros também poderão criar aplicativos para os automóveis da empresa.

O Sync AppLink é um sistema instalado nos painéis de controle do carro que funciona conectado ao smartphone do motorista. Ele permite acessar aplicativos, receber mensagens, alertas de condições climáticas e notícias. O controle é feito por comandos de voz do motorista, sem precisar tirar as mão do volante. 

“Até 2015, esperamos ter 14 milhões de veículos equipados com o AppLink”, disse Doug VanDagens, diretor global de soluções de conectividade da Ford, em apresentação à imprensa durante a Campus Party que está ocorrendo esta semana.

A competição entre as montadoras de carros para desenvolver sistemas conectados deve se acirrar este ano. Além do novo lançamento da Ford, as montadoras GM, Honda, Hyundai e Audi se uniram em uma aliança com o Google e a Nvidia para desenvolver uma plataforma para carros baseada no Android. A estratégia é parecida com a que deu origem ao sistema para smartphones, que é hoje o sistema mais popular no mundo.

 

Equipe Appta