O que são algoritmos e como isso afeta minha visibilidade nas principais mídias sociais?
A pergunta que muitos fazem é: “como ter uma melhor performance na internet?”. Em uma estratégia de marketing digital, as redes sociais são componentes mais do que indispensáveis e, para cada uma delas, existem algumas diretrizes a serem seguidas para alcançar grandes resultados.
Como já falamos, algoritmos são um conjunto de dados e regrinhas estabelecidas por cada rede social, sendo eles os responsáveis por determinar quais conteúdos e quais páginas aparecem primeiro para o usuário.
Por exemplo, quando você adiciona algum amigo novo, as postagens dessa pessoa aparecem no topo do seu feed de notícias. Neste momento, estão sendo feitos testes por robôs para verificar a sua afinidade com essa pessoa. E quanto mais você interage com ela, mais posts aparecerão.
Conhecer como os algoritmos funcionam em cada uma dessas redes te ajudará a construir estratégias mais inteligentes e com melhores resultados.
Como funcionam os algoritmos das principais redes sociais?
Instagram:
Atualmente existem três fatores principais. São eles:
– Temporalidade dos posts: quanto mais recente, maiores são as chances de aparecerem;
– Engajamento: quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos a postagem recebeu, maior será o alcance;
– Relacionamento: está ligado à proximidade que o usuário tem com a marca ou com algum amigo(a), seja com mensagens diretas, curtidas, etc;
Ou seja, ele procura entender os interesses do usuário para mostrar cada vez mais conteúdos relevantes em primeiro lugar. Essa lógica também serve para os stories, as que aparecem primeiro são aquelas que o usuário mais engaja, se relaciona.
Existem várias maneiras de aproximar o usuário com a sua marca. Uma delas é o uso das hashtags nas postagens, pois isso aumenta o alcance e facilita que os usuários a encontrem. Mas, para isso, é preciso que você entenda como defini-las.
Facebook:
É considerada a primeira rede social a usar algoritmos para categorizar os posts e utilizar critérios para definir o que seria exibido para seus usuários.
Alguns dos fatores são:
– Engajamento: assim como acontece no Instagram, quanto mais interações o post tiver, maior será o alcance. A diferença é que no Facebook, as possibilidades de interações são maiores como, por exemplo, as reações nos posts (coração, like, não curtiu);
– Afinidade: ou seja, quanto maior o engajamento de outros amigos com o post, maior a chance de aparecer para ele;
– Conteúdo: o tipo de post, por exemplo: se o algoritmo entendeu que você prefere assistir vídeos do que ler textos, cada vez mais vídeos aparecerão em seu feed;
Uma dica para aplicar em sua estratégia é: incentive o usuário a marcar outras pessoas nos comentários das postagens, ampliando assim o alcance e fazendo com que mais pessoas engajem.
Twitter:
Apesar de também utilizar os robôs, a rede costuma ter um maior alcance do que as outras, isso pelo fato de ter um limite de caracteres em cada tweet. Por mais que os usuários sejam os responsáveis pelas pautas, o caráter cronológico precisa ser mantido pela rede para que atenda o objetivo de disponibilizar os acontecimentos mais recentes.
Para isso, a rede considera:
– Tendências: os trending topics — ou assuntos mais quentes — são mostrados primeiro no feed de notícias;
– “Caso você tenha perdido”: tweets antigos perdidos pelos usuários, mas que são mostrados por serem considerados relevantes, como notícias e tweets que tiveram muito engajamento;
– Cronologia inversa: a famosa timeline – é nela que aparecem todos os tweets em ordem cronológica reversa. Além deles, alguns tweets curtidos ou respondidos por amigos, anúncios e contas sugeridas, também aparecem.
Uma dica para aumentar o alcance é: responder às menções, ou seja, quando alguém mencionar sua marca ou responder seus tweets, engaje com a conta. Isso é um importante sinal para o algoritmo que sua marca está empenhada em engajar também com os usuários.
Linkedin:
É considerada a maior rede profissional do mundo. O seu algoritmo, assim como os outros, busca priorizar conteúdos relevantes e de interesse para o usuário.
Os principais fatores são:
– Qualidade: o conteúdo passa por um filtro para verificar se ele é realmente relevante, classificando-o como spam, baixa ou alta qualidade.
– Engajamento: um post com boa repercussão, com curtidas e comentários, gera um aumento no alcance. Postagens com bons índices de engajamento são consideradas positivas para o algoritmo.
– Autenticidade: o post passa por uma checagem de autenticidade para conferir se sua conta (ou as contas que engajaram) não são falsas e estão criando um engajamento ilusório. O algoritmo faz isso por meio da checagem do seu perfil, conexões e informações disponibilizadas.
– Análise manual: é feita uma análise do post por funcionários da rede. Os conteúdos bem avaliados têm seu “tempo de vida” estendido, recebendo maior prioridade mesmo com o passar dos dias.
Além do conhecimento sobre os algoritmos, uma dica para se destacar na rede é: posicione-se como autoridade, ou seja, faça vídeos explicando um assunto relevante, apresente cases de sucesso. O LinkedIn é o espaço para mostrar às pessoas que sua empresa tem soluções relevantes para o mercado.
Investir nas redes sociais faz toda a diferença no cenário atual de marketing digital, mas existem outras inúmeras estratégias que sua marca pode aplicar. Quer descobrir quais são elas? Entre em contato conosco!