Algoritmo do Instagram – como funciona?

Há algum tempo, muitas empresas e profissionais autônomos que utilizam as redes sociais como uma ferramenta de Marketing ficaram bastante confusos com uma notícia que viralizou por aí dizendo que o Instagram entregava as suas publicações a apenas 10% dos seus seguidores. O papo rendeu e, até hoje, vira e mexe, aparece alguém questionando esse assunto e pedindo likes e comentários.

 

Se você está nessa lista de pessoas que fica revoltada com essa história sempre que ela vem à tona, calma! Hoje a gente veio te explicar direitinho como as redes sociais funcionam e quem recebe de fato as suas publicações.

 

 Algoritmo: como funciona?

 

No caso do Instagram, antigamente as publicações eram distribuídas cronologicamente, ou seja, à medida em que as imagens eram publicadas, o feed de notícias era atualizado. Mas, em 2016, tudo isso mudou! O algoritmo do Instagram foi desenvolvido pra que os usuários tivessem acesso a posts mais relevantes e, para isso, adotou três critérios principais:

 

 – Engajamento:

De maneira bem resumida, isso está relacionado ao número de curtidas e comentários. O algoritmo do Instagram entende que se uma publicação tem um número grande (ou relativamente grande) de curtidas e/ou de comentários, ela é uma publicação interessante. E é por isso que diante do boato dos 10% todo mundo saiu reivindicando interações.

Mas, como a gente sempre diz, a curtida não é tudo! Se o seu objetivo é alcançar resultados através do Marketing Digital, likes e comentários na sua foto não necessariamente significam conversão. O engajamento é importante sim (e muito!) mas o critério aqui de baixo merece uma atenção especial!

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– Interesses:

Sabe aquela história que você também já ouviu por aqui sobre entregar conteúdo para quem quer conteúdo? É disso que o algoritmo do Instagram tá falando! Caminhando por um raciocínio bem lógico, qual é a funcionalidade de mostrar produtos de um laticínios para um alérgico a lactose, por exemplo? A experiência do usuário é super negativa e a probabilidade de conversão, nesse caso, é 0!

Pra evitar que isso aconteça, ou melhor, pra otimizar as experiências, o Instagram utiliza dos comentários, pesquisas, seguidores e interesses demonstrados pelos usuários para filtrar publicações e entregar a ele assuntos que, de fato, ele pode considerar interessantes! E compreender isso é a grande jogada de quem está nas redes sociais para converter através do Marketing Digital. Se você sabe o que o seu cliente procura e publica com estratégia e direcionamento, as chances de ele estar entre o público que vai receber o seu post é alta! 😉 #ficaadica

– Temporalidade:

Por último e não menos importante, a ordem cronológica não ficou tão pra trás assim. Ela ainda importa nessa história toda. Afinal, quem é que gosta de conteúdo ultrapassado? O Digital é atual e rápido e valem mais as publicações recentes. Então atenção aos horários: um post engajado e direcionado perde uma parcela de público se não for publicado na hora em que o seu potencial cliente não costuma acessar a rede!

 

 

Em resumo, o algoritmo do Instagram não é um bicho de sete cabeças, se você tem estratégia para lidar com ele. Se o seu objetivo é alcançar resultado, comece a repensar a forma como você compreende e gerencia as redes sociais da sua empresa.

 

Se você quiser umas dicas para saber se está fazendo tudo certinho, dá uma olhada no que falamos sobre gestão de redes sociais por aqui – https://appta.com.br/gestao-de-redes-sociais-voce-esta-fazendo-isso-certo/ .

 

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