E-mail Marketing funciona?
As campanhas de e-mail marketing são uma das ferramentas que o Marketing Digital oferece para o seu negócio. O e-mail é super eficaz para criar vínculos entre a empresa e os consumidores, fortalecer o elo, fidelizar clientes e, claro, vender mais. Mas para que isso aconteça, é preciso ter estratégia, saber elaborar uma boa campanha e utilizar esse recurso para ter resultados reais e não acabar caindo na caixa de spam.
Aquele raciocínio que você já leu muitas vezes por aqui, de que é necessário entregar conteúdo para quem quer conteúdo, se aplica com muita força no marketing feito por e-mail. Isso significa que o disparo de um e-mail é uma única flecha que precisa ser lançada em direção a um alvo preciso, com o objetivo de acertar. Mas, para que isso aconteça e haja sucesso, alguns pontos precisam ser avaliados com muita cautela: a flecha, o alvo, a técnica.
Definindo objetivos
Antes de mais nada, na hora de criar uma campanha de e-mail marketing é preciso ter em mente onde você pretende chegar e definir com clareza os seus objetivos. Saber o que você pretende mostrar ao seu consumidor, estudar as melhores formas de entregar esse conteúdo e, claro, ter um perfil bem definido de quem são os interessados nos seus produtos ou serviços é fundamental para criar uma campanha eficiente.
Criando sua lista de destinatários
Construir uma lista elaborada de destinatários com estratégia para o seu e-mail marketing é fundamental. E, para começar, é sempre bom ressaltar que quem recebe seu conteúdo precisa querer recebê-lo. Escolha uma forma eficiente para captar o contato das pessoas com quem você deseja estabelecer essa comunicação (como landing page, formulário de preenchimento de cadastro ou anúncios, por exemplo), se certificando sempre de que elas vão estar cientes de que irão receber os e-mails da sua empresa. Nada de comprar listas prontas!
Outro ponto importante é a segmentação. Não adianta enviar e-mails sobre produtos, serviços ou assuntos que não interessam ou não se encaixam no perfil dos seus destinatários. Se você tem um alvo bem definido, segmente e dispare conteúdo de modo a atingir o público certo.
Ferramentas
Invista em ferramentas próprias para E-mail Marketing que vão te possibilitar um layout completo e uma estrutura profissional. Um exemplo é o MailChimp, que permite que você crie seu e-mail em estruturas responsivas, de acordo com o seu objetivo, dispare o conteúdo para uma lista segmentada e personalizada e ainda oferece outras opções como relatórios e acompanhamento das suas campanhas.
Conteúdo qualificado
Um dos grandes erros cometidos em campanhas de Marketing Digital e, principalmente, de e-mail marketing é o reaproveitamento. Será que não dá pra aproveitar aquela arte que fiz para o meu folder e disparar por e-mail? Não! Quando se fala em estratégia, é preciso pensar cada passo individualmente, porque eles podem ser até parecidos, mas te levam a caminhos diferentes.
Redobrar atenção ao conteúdo e a forma de apresentá-lo é muito importante. Nossa dica é avaliar a relevância do que está sendo compartilhado e estar sempre atento a detalhes que fazem a diferença como, por exemplo, a frequência dos disparos (nada em excesso agrada, né?) e a linguagem utilizada. Se o e-mail marketing, como dissemos lá no início, é uma potencial ferramenta de relacionamentos, trate seu cliente de forma pessoal. Estruturar seu e-mail, de forma responsiva e pensando sempre no seu objetivo como contexto é fundamental para que sua campanha gere resultados. Ah! Vale lembrar que hoje em dia, muita gente abre e-mail utilizando dispositivos móveis, então na hora de programar, certifique-se de configurar uma versão mobile!
Nutrição de Leads
Por último e não menos importante, é válido avaliar o comportamento de compra do seu consumidor. Aqueles potenciais clientes, que já demonstraram interesse no seu produto ou serviço, mas ainda não chegaram na etapa de compra, não devem ser descartados. O e-mail marketing permite uma nutrição de leads eficaz, entregando conteúdos de acordo com o momento em que ele se encontra e acompanhando todo o processo, desde a descoberta da necessidade até a conclusão da compra e a fidelização.
Contratar profissionais especializados no assunto e capazes de estruturar uma campanha eficiente também é uma estratégia inteligente. Dessa forma, o direcionamento é mais efetivo e a eficácia é garantida!