Inbound Marketing: 10 motivos que farão você adotar essa prática no seu negócio
O Inbound Marketing ou Marketing de Atração é um serviço cada vez mais desejado por donos ou gestores de grandes empresas, mas você sabe por quê? Bem, o inbound traz consigo inúmeros benefícios, mas principalmente, sua forma altamente eficaz de aumentar o tráfego dos sites e consequentemente convertê-los em clientes, é o que encanta a todos.
Sabemos que atualmente, a internet está sobrecarregada de empresas que disputam a atenção dos compradores online, por isso, para comunicar diretamente com o seu público-alvo e se destacar no mercado de modo com que o direcione para o funil de vendas, é indispensável a implementação de soluções eficientes de marketing.
Se você ainda não está convencido, continue a leitura e descubra 10 motivos pelos quais o Inbound Marketing pode ajudar a sua empresa:
1. Geração de tráfego no site
Três dos componentes básicos da estratégia do marketing de atração são: Tráfego pago (performance), SEO e marketing de conteúdo. Ao utilizá-los juntos, o resultado final baseia-se em um site mais qualificado capaz de transformar possíveis clientes em leads. Mas vale lembrar, é importante observar que o tráfego nem sempre leva à receita, porém, quanto mais visitantes o seu site atrair, mais clientes em potencial entram em contato com a sua empresa.
2. Segmentação de leads
Uma estratégia de inbound marketing permite segmentar os clientes em cada estágio de sua jornada e não apenas no início dela.
Primeiro cria-se um conteúdo útil, incentivando-os a visitar o seu site e a compartilhar suas informações. Em seguida, compartilha-se um material rico, respondendo às perguntas ou apresentando ideias possíveis à medida que avançam no funil de vendas.
3. Valorização da marca
Através de estratégias, é possível trabalhar o valor da marca. Isso funciona de modo que, ao interagir com o público, gerar conteúdo estimulante e confiável, consequentemente, trará mais engajamento ao seu negócio, de modo com que o valor da marca aumente de forma exponencial. Não obstante, a valorização será importante no momento da conquista e da fidelização dos clientes já existentes.
4. O Inbound Marketing dá a você a chance de construir continuamente seu público
Existem quatro etapas na jornada de compra, são elas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. A estratégia subdivida em “quatro partes” visa atrair pessoas, antes de encantá-las, eventualmente até transformá-las em leads. Seu conteúdo útil atrai um amplo público por um longo período, e a metodologia garante o retorno e a disseminação da mensagem.
5. Experiência Humana
O objetivo do inbound marketing é ajudar as pessoas. Isso cria uma experiência humana, à qual as pessoas têm mais probabilidade de reagir e lembrar. Obviamente, o sucesso e o crescimento do seu negócio estão à frente de seus esforços, mas o marketing de atração é uma vantagem para todos. Você ganha, atraindo clientes e aumentando a conversão e seus clientes lucram recebendo conteúdo adicional gratuito. Esse elemento recíproco ajuda você a construir relacionamentos de confiança e duradouros.
6. Nem todos os leads são iguais
Pode-se perder muito tempo e dinheiro tentando anunciar para todos. É muito mais benéfico, em termos de tempo, orçamento e conversão, concentrar- se em leads que valem a pena. E isso, o marketing de atração faz muito bem, ele oferece maneiras certas e altamente eficazes de atrair leads interessados e bem segmentados para o seu negócio.
7. Economia de tempo
É um clichê, mas nos negócios, tempo realmente é dinheiro. Desperdiçar tempo com campanhas de marketing desatualizadas e que não geram conversões, poderá custar muito para o seu negócio, por isso, o inbound marketing é tão valioso e amado por todos.
Ao utilizar a estratégia você poderá automatizar e-mails, postagens em mídias sociais, análises e relatórios. Isso lhe dará mais tempo para desenvolver relacionamentos e consequentemente, reduzirá o distanciamento entre um cliente em potencial à lead qualificado.
8. Compartilhamento fácil de informação
Quando um cliente potencial visita o seu site, seu CRM registra os dados. Essas informações e quaisquer comunicações subsequentes são compartilhadas com toda a sua equipe, fornecendo a eles os mesmos dados para trabalhar em suas próprias interações com o potencial cliente. Qualquer pessoa que encontre um lead, em qualquer estágio de sua jornada, tem as informações de que precisa para oferecer uma experiência atraente.
9. Mensuração de resultados em tempo real
As estratégias de marketing, de modo geral, são orientadas por resultados. Por esse motivo, é necessário acompanhar de perto os efeitos de cada ação. Assim, é possível fazer mudanças que otimizem os processos adotados. Essas transformações devem ser feitas com base nas informações encontradas a partir do próprio desempenho. O Inbound Marketing facilita essa mensuração. Por meio de suas ferramentas, é possível identificar quais táticas têm gerado mais resultados e que, portanto, devem receber mais atenção.
10. Melhor segmentação
Ao traçar estratégias alinhadas com toda a marca, as ações podem ser mais direcionadas. A comunicação segmentada faz parte do marketing digital, trazendo benefícios para a gestão do seu target. Com a internet, as ações são de fato mais direcionadas. Assim, é possível se comunicar apenas com os públicos que são interessantes para o seu negócio. Isso evita, inclusive, que sua empresa interaja com pessoas que estejam fora do seu público-alvo.
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